Com a programação atualizada, o Circuito oportuniza capacitação e debate online com transmissão instantânea

De 08 a 13 de setembro ocorre a segunda semana de atividades que fomenta a programação do Até o Tucupi 2014. Com o foco continuado na formação e capacitação dos participantes, durante essa semana também já se incia o desenvolvimento de ações dos selecionados no edital de projetos integrados.

Na pretensão de promover um intercâmbio cultural do Estado do Amazonas com as demais regiões do Brasil, o Até o Tucupi se apresenta como valorizador das artes integradas, se destacando como ponto de articulação tanto para escoamento de produções artísticas, quanto para a troca de tecnologias sociais que visam a capacitação dos agentes culturais amazonenses com o intuito de qualificar esses profissionais e, consequentemente, suas produções e ações. Logo, dentro dessa perspectiva de capacitação desterritorializada e descentralizada, o Até o Tucupi, desde 2013, se configura como circuito, no intuito de englobar os diversos campos das artes, e gerar a possibilidade de demais agentes incorporarem seus projetos e ações dentro da programação.

Entre os selecionados como projetos integrados estão os realizadores e pesquisadores Marcelo Domingues e Leandro Oliveira, oriundos do Rio de Janeiro, e que comporão a programação nesta segunda-feira, 08, com uma vídeo-instalação intitulada “Parintins e suas faces”, que retrata em 10h de filmagens reunidas, várias entrevistas e imagens realizadas no ano de 2012 a cerca do Festival de Parintins. O projeto mostra uma visão de como os turistas adquirem informações sobre o festival, começando em Manaus, com vivencias dentro da Secretaria de Cultura, até chegar em Parintins para a realização de entrevistas com artistas locais e o acompanhamento do dia a dia de quem faz a grande festa do boi-bumbá. O projeto realiza projeções das entrevistas em videos, áudio e fotos, sobrepostas com textos e músicas.

Além desta iniciativa ainda ocorrerá o Seminário “Potencializando a Pauta da Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo no Amazonas: Políticas Públicas, Espaços de Poder e Movimentos Sociais em Diálogo”, idealizado pelo Instituto Ganga Zumba, e as Pós Tvs “Produção Literária” e “Mulher e artista”, que ocorrerão na sede do Coletivo Difusão, na Av. Djalma Batista, n° 03, Travessa B, mas que também serão transmitidas online e instantaneamente pelo site (http://postv.org/).
Para as atividades de formação estão programados os paineis “Mídias Sociais na produção Cultural e Artística”, com a produtora cultural, jornalista e fotógrafa Anna Batista, “O Marketing e a produção cultural’’ com Arnaldo Rocha, fundador da Neotrends: Consultoria em Marketing, Comunicação e Tendências, e a oficina “Música e Poster Art’’ com os designers Markeetoo Silva e Bernardo Bulcão.

A programação de formação do Até o Tucupi 2014 integra a Universidade Fora do Eixo (UniFdE), Universidade das Culturas (UniCult) e Circula Cultura e é financiado pelo Fora do Eixo Card. A relação completa das atividades está disponível no site: http://ateotucupi.org/programacao/

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar