24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

12 Chefes de Estado confirmam presença na posse de Jair Bolsonaro

No primeiro dia do ano, o Brasil verá a posse do presidente Jair Bolsonaro na capital do país. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 12 chefes de Estado confirmaram presença na cerimônia de Bolsonaro. Sete deles são da América do Sul, número que representa mais da metade dos confirmados.

Evo Morales, presidente da Bolívia desde 2006 e Tabaré Vásquez, do Uruguai, são dois presidentes de posicionamentos diferentes ao de Bolsonaro. Ambos governam os países com base na política de esquerda.

Ainda na América do Sul, está confirmada a presença do presidente Sebastián Piñera, presidente do Chile. Iván Duque Márquez, presidente da Colômbia. Mário Benítez, do Paraguai e Martín Vizcarra, do Peru.

A novidade é a presença de representantes da Hungria e Israel. Viktor Órban é primeiro ministro da Hungria desde 2010. Ele é líder de um partido nacionalista e conservador e defende barrar a entrada de muçulmanos não só na Hungria, mas em toda a Europa. Já Benjamin Netanyahu é primeiro-ministro de Israel desde 2009. Ele é investigado por suspeitas de corrupção e tem forte posicionamento no conflito com palestinos.

Outras autoridades confirmadas são: Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal. Ji Bingxuan, vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular do Governo Chinês.

Os presidentes da Venezuela, Cuba e Nicarágua não foram convidados para cerimônia. De acordo com o futuro chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, o governo Bolsonaro aponta divergências ideológicas com os governos.

Reportagem, Sara Rodrigues

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui