24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

12 municípios saem da lista de Atenção por conta da enchente

A Defesa Civil do Amazonas retirou, hoje (15/05), da “Situação de Atenção” ocasionada por enchente 12 municípios das calhas do Purus e Juruá. As cidades voltam à condição de normalidade, porque os rios dessas regiões apresentam níveis regulares para o período.

“Neste momento, as cidades não correm o risco de enfrentar uma enchente de grande porte. Isso porque segundo dados do Boletim Climático, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as calhas apresentam no mês de maio uma redução no padrão das chuvas”, ressaltou o secretário da Defesa Civil do Amazonas, Fernando Pires Júnior.

Ainda de acordo com o Sipam, a região Purus já se aproxima do trimestre menos chuvoso do ano. Nos primeiros sete dias deste mês, foram registrados apenas 17mm (milímetros) de chuvas, o que corresponde a 39% do volume considerado normal. Já no Juruá, choveu 22mm, o que corresponde a 45% do volume estimado para o período.

Saem da “Situação de Atenção” os municípios de Boca do acre, Pauiní, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri, na calha do Purus. E ainda, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Envira, Itamarati e Carauari, todos da calha do Juruá.

As cidades vinham sendo monitoradas pelo órgão estadual desde o dia 21 de fevereiro, quando entraram em Alerta por conta da subida dos rios.

BALANÇO DA ENCHENTE 2018 (ATUALIZADO)
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: 03 MUNICÍPIOS

01. APUÍ (calha do Madeira)

02. MANICORÉ (calha do Madeira)

03. NOVO ARIPUANÃ (calha do Madeira)

TOTAL DE FAMÍLIAS AFETADAS: 4.229

ESTADO DE ALERTA: 03 MUNICÍPIOS

01. HUMAITÁ (calha do Madeira)

02. BORBA (calha do Madeira)

03. NOVA OLINDA DO NORTE (calha do Madeira)

FOTO: ARQUIVO DEFESA CIVIL AM/ 2018

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui