15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 no Amazonas começa amanhã na Arena Amadeu Teixeira

“Ciência para diminuição das desigualdades” é o tema da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (SNCT 2018), cuja abertura será nesta terça-feira (6), das 9h às 17h, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira (avenida Loris Cordovil, nº 243, bairro Flores, zona centro-sul).

Exposições, feiras temáticas e palestras estão incluídas na programação da SNCT 2018, um evento já consolidado e promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, que tem como principal meta a difusão das ações de ciência e tecnologia no meio estudantil e comunidade em geral.

Como parte da programação da SNCT 2018, está prevista a realização da 6ª edição da Feira de Ciências da Amazônia (FCA), que reunirá alunos de 25 escolas da rede Estadual de ensino da capital e interior e 15 escolas da rede municipal de ensino. Na dinâmica da FCA, cada projeto será defendido pelos próprios alunos em estandes individuais, o que vai gerar grande fluxo de estudantes e interessados em ciência e tecnologia. Segundo os responsáveis pela organização da FCA, cerca de 10 mil pessoas circularão entre os estandes durante o evento.

Temas – Os principais temas abordados este ano na FCA serão “Ciências para a sociedade”. “Ciências para o meio ambiente”, “Engenharias para a sociedade” e “Engenharias para o meio ambiente”. A FCA, promovida pela Seplancti em parceria com a Abric e Seduc, tem ainda a finalidade de premiar alunos que se destacarem para participar de feiras nacionais e internacionais, tais como: Feceap, Fenecit e Genius, sendo essa última nos EUA.

Um grupo de 28 instituições, como Prodam, Museu da Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa), estão apoiando o evento.

SNCT – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o maior evento científico e tecnológico do país. No Amazonas, o evento acontece nos dias 6 e 7 de novembro, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti).

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEPLANCTI