Amazonas Notícias

181: Disque-Denúncia da SSP-AM auxilia Forças de Segurança na redução de índices de criminalidade 

O serviço de denúncia “Disque 181” da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) funciona 24 horas por dia como um canal de comunicação entre as Forças de Segurança e a população amazonense. O contato tem a finalidade de inibir a criminalidade na capital e, também no interior do Estado.

Conforme os dados da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), somente no mês de janeiro, oito infratores envolvidos em homicídios, tráfico de drogas, sequestro e mandados de prisão em aberto foram presos após denúncias por meio do 181.

Segundo o secretário da Seai, Divanilson Cavalcanti, o trabalho conta com o apoio da população, sem colocar em risco a vida de quem denuncia.

“A função do 181 é dar voz ao cidadão, para que as Forças de Segurança e demais órgãos de fiscalização possam atuar de maneira preventiva e repressiva contra diversos delitos. Com isso, a segurança pública atua com base em informações dotadas de grande potencial de êxito operacional. Sendo assim, o público entra em contato totalmente em anônimo e repassa informações como endereços, nomes de envolvidos e tipos de crimes ocorridos”, disse.

Quando denunciar por meio do 181?

A denúncia deve ser realizada quando o denunciante tiver informações que ajudem na investigação e averiguação de crimes, além disso, a população pode repassar informações que levem à localização de pessoas desaparecidas ou procuradas pela Justiça.

A SSP alerta, no entanto, que o 181 não funciona como emergência policial, a qual demanda uma atuação imediata da polícia. O ideal neste caso é ligar para o número de Emergência 190, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Resultados

No dia 4 de janeiro, Aliçon dos Reis Santana, vulgo “Gambá”, foi preso após ser condenado pelo homicídio de Alex Alexandre Souza Farias. A prisão aconteceu após uma denúncia por meio do 181 indicar a localização do homem.

Em 22 de janeiro, Felipe Albuquerque da Silva, de 25 anos, estava foragido da Justiça pelo crime de homicídio, e após a denúncia, foi preso por policiais da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). O homem também era conhecido como líder do tráfico de drogas no bairro da Paz.

E no dia 31 de janeiro, por meio de denúncia anônima do 181 a DEHS, a Delegacia Fluvial (Deflu), e a Seai prenderam Leonardo Menezes da Silva de 26 anos, conhecido como “Dibala”; Lucas Queiroz da Silva de 25 anos, o “Surubim”; e Wallace da Silva Tobar de 37 anos, conhecido como “Neném”. O trio tinha envolvimento no crime de extorsão mediante o sequestro e roubo, praticado contra uma gerente de rede de hotelaria, de 53 anos.

Disque-Denúncia

O Disque-denúncia 181 funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, 24 horas por dia. A população ainda pode acionar o serviço pela Internet, por meio do site: www.ssp.am.gov.br, no link “Faça sua Denúncia”, ou pelo email: [email protected].

FOTOS: Nonato Rodrigues e Divulgação/SSP-AM

Relacioandos