24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

1ª Copa Cássio Façanha de Jiu-Jítsu é marcada pela nova geração da modalidade e orgulha homenageado

 

A Arena Amadeu Teixeira, localizada na rua Lóris Cordovil, Flores, na zona centro-oeste, foi templo do melhor da arte suave com a 1ª Copa Cássio Façanha de Jiu-Jítsu, evento que ocorreu no sábado, dia 17, e homenageou um dos pioneiros da modalidade no Amazonas. Ao todo, 500 atletas participaram da competição, que recebeu apoio do Governo do Amazonas via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Um dos destaques da Copa foi Douglas Silva, de 15 anos. O faixa branca veio de Urucará (281 km de Manaus) especialmente para participar do evento e fez sua estreia no circuito de competições. O garoto, estudante do nono ano da Escola Estadual Ronário Junior, viajou sete horas de ônibus para vir até a Capital e disse que o esforço foi recompensado com a conquista da medalha de ouro. O título, pela categoria graduados por idade, veio após uma finalização.

“Tem três meses que faço Jiu-Jítsu e essa foi minha primeira competição e estou muito feliz com o resultado. Além disso, tive a oportunidade de conhecer Manaus. Nunca tinha saído do meu município e estou achando muito bonita a Cidade, pois é cheia de prédios, grande, e espero poder conhecer alguns lugares daqui”, comentou o atleta da Tubarão Fight, que pretende conhecer o mundo através do esporte.

“Meus pais estavam preocupados com a minha primeira viagem, mas eles me apoiam muito e confiam no meu mestre Ruan Conceição, com quem viajei. Tenho certeza que eles vão ficar felizes com a medalha de ouro que ganhei e o que quero é poder ser um grande lutador, igual o meu ídolo José Aldo, e conhecer vários lugares através da luta”, afirmou o filho da dona de casa Maria de Lourdes e do professor de Geografia, Evaldo Pereira.

Para Marina Dantas, 12, pupila do anfitrião da Copa, as horas dedicadas aos treinos foram recompensadas com o lugar mais alto do pódio. Depois de um combate duro, a faixa amarela venceu por pontos a categoria super pesado, 49 Kg, e honrou os ensinamentos do mestre Cássio Façanha.

“E muito gratificante ter conquistado esta medalha e tenho certeza que meu Mestre vai ficar orgulhoso de mim. Treinamos muitos, mais de quatro horas por dia, tarde e noite, para que eu pudesse chegar aqui preparada. Deu certo e eu só tenho a agradecer ao meu mestre Cássio, que é um verdadeiro paizão, um grande amigo”, destacou a garota, que há um ano e sete meses se interessou pela modalidade e não parou mais.

“Descobri o Jiu-Jitsu através de um amigo e me apaixonei por este esporte. Durante este tempo participei de alguns eventos, já tenho sete medalhas, e minha intenção e conquistar cada vez mais títulos. Para isso, minha dedicação será total”, afirmou a atleta, ao cogitar mais três competições até o final deste ano.

Exemplo – Seguindo à risca a lição máxima da arte suave, que diz que neste esporte a técnica é a que prevalece e não as características físicas do competidor, Jhony Marcos, portador de Síndrome de Down, deu show no tatame e venceu Gregory Rian, que não é PCD (pessoa com deficiência). Crias do mesmo clube, da Nova União Alvorada, e do mesmo mestre, Paulo Batata, ambos praticam a modalidade há quatro anos.

“Foi uma luta muito difícil, pois o Jhony é bastante forte. Ele é um atleta que admiro muito, o único que tem síndrome de down na academia, mas também um dos atletas mais duros. Ele é um exemplo para todos”, disse Rian, que perdeu por pontos na graduados 14 anos faixa azul.

Homenageado – Para Cássio Façanha, a Copa foi um verdadeiro presente. “É uma honra e um privilégio ser homenageado pelas academias de Manaus. Iniciei no Jiu-Jítsu com um grupo de lutadores e agora olhar para toda essa garotada, a nova geração do esporte, é algo que emociona e nos faz acreditar na renovação. Estou muito feliz”, disse o primeiro presidente da Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (Fjjam).

O mestre faixa coral oitavo grau vermelha e branca coleciona 40 alunos formados na faixa preta e soma três academias na Cidade, TTT (localizado no bairro Santos Dumont), Alquimia Figth (rua libertador na zona Centro-sul), Silves Jiu-Jítsu (Cidade de Silves), além do projeto social Uno (bairro Cidade Nova).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui