27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

1º Campeonato NBM de Basquetebol Feminino Adulto encerra neste sábado, 15. Female e Atlética Atenas disputam o ouro

Neste sábado, dia 15, a Arena Amadeu Teixeira, na rua Lóris Cordovil, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, recebe a decisão do 1º Campeonato NBM de Basquetebol Feminino Adulto. A partir das 14h, Ciesa/Ceav e Fênix se enfrentam pela disputa do bronze e às 16h inicia a “briga” pelo lugar mais alto do pódio entre Female x Atlética Atenas. A competição recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O NBM é uma competição voltada para a categoria adulta, com a participação de atletas com faixa etária entre 28 anos. O evento contempla atletas e ex-atletas de basquete, além de jogadoras que não treinam em equipes federadas. O campeonato iniciou dia 13 de setembro, com a participação de apenas quatro equipes, em sistema de chave única, bem como rodízio simples. “O nível técnico das equipes está equilibrado, mas creio que a favorita desta competição é a equipe Female, primeira colocada na fase de classificação. O NBM comprova que está havendo oportunidade no esporte e surgem interessados em participar”, destacou o organizador do campeonato, George Fróes.

NBM
NBM é a sigla da Associação Esportiva do Novo Basquete Manaus, uma entidade sem fins lucrativos, criada para difundir e incentivar a prática da modalidade na cidade de Manaus. Fundada no dia 24 de novembro de 2015, tem como presidente o profissional de educação física, George Fróes.

“O principal objetivo desta competição é oportunizar a prática do basquete para as mulheres em Manaus e a pretensão da associação esportiva é contribuir com o desenvolvimento do basquetebol no Amazonas. A NBM é composta por profissionais de Educação Física e de outras áreas de formação, todos atletas e ex-atletas da modalidade”, disse Fróes, ao contar que a associação trabalha para ser uma potência do esporte, tanto em relação à disseminação da modalidade, como na formação de atletas.

“O Novo Basquete Manaus pretende ser referência no basquetebol no Amazonas até 2025, posicionando-se entre as três maiores entidades desportivas do estado”, ressaltou, ao citar que a NBM ainda atua em várias áreas do esporte, como o basquete escolar, basquete comunitário, basquete de competição e ações para a organização de competições esportiva para a formação de equipes nas categorias de base, assim como para técnicos e árbitros.

“O NBM é uma iniciativa de pessoas que amam verdadeiramente a modalidade e que decidiram colocar em prática um ideal, fazer com que o basquetebol seja conhecido e praticado na cidade de Manaus, oportunizando esse esporte em escolas públicas, bairros e a todos aqueles que não têm a oportunidade de praticá-lo. O crescimento e valorização do basquetebol é a razão de existir do Novo Basquete Manaus”, destacou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui