26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

1º Meeting Comunicação e Saúde discute conceitos de doença e jornalismo em Manaus

Com um formato ​dialogado o ​jornalista e consultor do Ministério da Saúde Liandro Lindner traz à Manaus reflexões sobre o falar de saúde no Jornalismo. O evento gratuito vai reverter doações para vítimas da cheia do Rio Negro.
Com o objetivo de propor ​reflexões​ sobre ​comunicação e ​saúde a partir de experiências e realidades locais, a Unimed Manaus promove a primeira edição do Meeting Comunicação e Saúde, que acontecerá no próximo dia ​9​ de junho​ (terça-feira)​,​ às 19 horas,​ no Hotel Intercity Premium Manaus.

Trazendo conceitos da área de comunicação e aplicando-os a área da saúde, como vulnerabilidades e gestão de risco, ​ a atividade pretende discutir historicamente as formas de abordagem de saúde, doença e a forma de reprodução destes conceitos na mídia e na sociedade, proporcionando trocas para com o público ​formado por ​profissionais e acadêmicos de Jornalismo.

O encontro contará com a participação do jornalista Liandro Lindner,​Doutorando em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e ​Mestre em Informação e Comunicação em Saúde ​pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro​, ​atuando ainda em redações de diversos veículos​ do País, assessor do Ministério da Saúde​ por seis anos e atualmente se dedica a docência e​ ​pesquisa na área de Comunicação e Saúde.​ Lindner integrará no mês de julho uma missão de estudos ao sistema de saúde da Holanda e Alemanha, a convite do governo brasileiro.

Para o especialista a forma de falar e fazer saúde e comunicação na Região Norte segue peculiaridades diferentes do restante do País, obedecendo questões culturais. “Hoje com a globalização da comunicação, a planificação da linguagem e a agilidade das redes sociais virtuais a tendência é “falar igual para todos”, no entanto a busca de nichos surge como uma oportunidade de criatividade e proximidade com o público​, visto os dados de saúde de cada estado e região​”, enfatiza.

O facilitador comenta que sempre tenta levar os participantes a reflexões sobre a forma que a publicidade e o jornalismo lidam com o tema, a abordagem, a formação de opinião e a tentativa de mudança de comportamento a partir das informações repassadas ao público​ e as vozes e silenciamentos que compõe a formação da notícia. As provocações debatem o conceito de saúde, doença e comunicação nos dias de hoje​,​ a partir da forma com que algumas doenças foram tratadas ao longo do tempo chegando até o uso abusivo de drogas, fenômeno que ganha largo espaço nos meios de comunicação nos dias de hoje​, ” cercado de preconceitos e interesses” segundo ele.​

As inscrições para participar do encontro podem ser feitas através deste formulário (http://unimed.me/1001sR), sendo necessária a apresentação da confirmação no dia do evento e dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados às vítimas da cheia no Amazonas. As vagas são limitadas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui