200 estagiários contratados pelo Proemem vão auxiliar professores em sala de aula de Manaus

A partir da próxima quarta-feira, 17/10, os 200 estagiários do Programa de Gestão da Alfabetização (PGA), da Prefeitura de Manaus, começarão a trabalhar como auxiliares dos professores em sala de aula, distribuídos em 76 escolas municipais, que atendem aproximadamente 12 mil alunos. Os estagiários foram integrados nesta quinta-feira, 11, com a proposta de melhorar o índice de alfabetização dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

O PGA consiste em uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituo Ayrton Senna (IAS), implementado neste ano, em prol da alfabetização na perspectiva do letramento, de forma a contemplar e promover o desenvolvimento integral das crianças de 3º ano do Ensino Fundamental. O Programa conta com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo uma das ações do componente 2 das diretrizes do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem).

A seleção dos estagiários foi realizada pelo Instituto Trimonte de Desenvolvimento (ITD), por meio de entrevistas e levando em consideração as necessidades das escolas. A intermediação desse processo ocorreu pelo Proemem. Cada estagiário vai ficar com duas turmas por escola, com a carga horária de 20 horas semanais, por um prazo de 2 anos, recebendo uma bolsa de R$ 932,20.

Os estagiários terão a responsabilidade de planejar juntamente com o professor, inovar no ambiente de sala de aula com atividades diferenciadas e exitosas, ter postura adequada na unidade de ensino, ser criativos, proativos, comunicativos e relacionar-se de forma respeitosa com os estudantes.

Para a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, a contratação dos estagiários dará um suporte a mais aos alunos do 3º ano da rede municipal de ensino.

“Ter os estagiários nas escolas vai contribuir para que os professores possam focar naqueles alunos que ainda não estão aptos a leitura e escrita”.

O coordenador do PGA, Francinaldo Nogueira, também destacou a importância dos estagiários para a atividade dos professores em sala de aula.

“O professor terá mais tempo para se dedicar aos alunos que tem mais dificuldades, enquanto os estagiários acompanham os alunos com desenvolvimento mais avançado. A importância disso é muito grande, porque o professor vai ter esse momento de atenção especial”.

O coordenador executivo do Proemem, Adriano Santos, disse que esse momento é muito importante, principalmente pelos excelentes resultados obtidos no último Ideb. Para ele, os estagiários vão ajudar muito os professores em sala de aula.

“Como atingimos antecipadamente a meta do Ideb, os estagiários vão contribuir com certeza para que possamos continuar avançando e não fiquemos estagnados. A contratação vai contribuir no avanço das atividades e aprendizado dos alunos”.

Aluna do 6º período de pedagogia, Diana Martins, já teve a oportunidade de fazer seu estágio supervisionado na rede municipal de ensino e agora vai trabalhar na Escola Municipal Silvia Helena Bonetti, na zona Norte.

“Estou muito feliz em saber que vou fazer parte da equipe da Semed e proporcionar isso para as crianças. Mesmo já vindo de outros projetos e a experiência que tenho, é a primeira vez que vou acompanhar diretamente uma turma e auxiliar em uma sala de aula”.