DCIM100MEDIADJI_0007.JPG

Os 61 municípios do interior do Amazonas serão contemplados com a entrega de 200 novas viaturas para as polícias Civil e Militar pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Os novos veículos vão beneficiar as sedes municipais e as regiões onde há dificuldade de acesso. As viaturas foram apresentadas em cerimônia, nesta sexta-feira (28/09), na avenida Itaúba, Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.

Com esta etapa, o Governo do Amazonas totalizará 888 viaturas entregues para reforçar o trabalho policial em todo o estado, desde outubro do ano passado. A renovação e ampliação de viaturas policiais permite melhorar o combate e a prevenção da criminalidade. O interior também recebeu novos escrivães e investigadores da Polícia Civil, convocados de concurso público.

De acordo com o secretário de Segurança, coronel Anézio Paiva, o planejamento do sistema incluiu também as medidas de valorização dos servidores, como a promoção de mais de 8,6 mil policiais e bombeiros militares, além do reajuste da data-base da Polícia Militar, pagamento do auxílio-fardamento e o aumento no valor dos auxílios alimentação e moradia, que dobraram.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, cumpre sua meta através do reaparelhamento do sistema de segurança. Meta essa que é acolher e colocar um policiamento de excelência no interior do estado. Nunca, na história do Amazonas, teve uma entrega tão grande de viaturas para o nosso interior. Desde 2011 nós temos essa carência”, afirmou o secretário Anézio Paiva. Os municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) irão receber as novas viaturas já a partir desse fim de semana.

Reaparelhamento – De acordo com o secretário extraordinário, coronel Walter Cruz, o Governo do Estado está fazendo um reaparelhamento das estruturas policiais. “O que estamos fazendo, neste momento, é dar maior poder à polícia. É obvio que nossas ações estão muitas das vezes concentradas em Manaus. Aí acontece o que os americanos chamam de Balloon Technique, a técnica do balão, quando você aperta o balão aqui e o ar vai para o outro lado. É exatamente o que está acontecendo, estamos fazendo operações na cidade toda, com isso, muitas vezes a violência acaba migrando para o interior. Por isso que o governador teve a visão de enviar viaturas para a Polícia Civil e a Polícia Militar no interior, exatamente para que esses municípios tenham condições de combater à violência”, destacou Walter Cruz.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Frederico Mendes, as novas viaturas irão auxiliar na prestação dos bons serviços à população. “Com a entrega dessas viaturas iremos dar um serviço de qualidade aos municípios. É uma determinação do nosso secretário de Segurança e uma medida de governo que o mesmo serviço de qualidade da capital seja estendido ao interior”, destacou o delegado.

“Devo salientar aos nossos colegas prefeitos do interior que já temos um planejamento no sentido de fazermos operações pontuais para que possamos, nessas áreas de tráfico de drogas, atuar em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Federal. Vamos combater esse mal que assola não só o Amazonas, mas todo o Brasil”, completou Frederico Mendes.

Manutenção regular – Além da entrega das viaturas no interior, este ano, as delegacias da Polícia Civil e os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do interior do Amazonas passarão a ter manutenção regular, após sete anos sem reparos. Estão sendo destinados R$ 2,2 milhões para esta iniciativa. O serviço será mantido com orçamento próprio da SSP-AM e a recuperação começará pelas delegacias de Lábrea, Canutama, Uarini, Tonantins, Caapiranga, Boca do Acre, Manaquiri, Novo Aripuanã, Maraã e Autazes.

Comunidades rurais, indígenas e ramais do interior passarão a contar com condições de patrulhamento com a entrega de veículos. Cada um dos 61 municípios do interior receberão viaturas para a Polícia Civil e Polícia Militar. Da PM, além da viatura que ficará na sede municipal, a SSP-AM está enviando carros para implantar ou reforçar o patrulhamento policial em 44 comunidades rurais.

Comunidades indígenas de Tabatinga – A SSP-AM implantou as rondas da Polícia Militar em três comunidades indígenas de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus em linha reta). Desde o mês passado, duas viaturas foram encaminhadas para o trabalho das forças de segurança nas comunidades Umariaçu 1 e 2 e Belém do Solimões. Ainda esta semana, uma nova viatura, tipo picape, será enviada à cidade para a segurança na região indígena.

Segundo o responsável pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras, tenente-coronel Almir Cavalcante, o policiamento está sendo realizado pelo 8° Batalhão da Polícia Militar (Comando de Fronteira Solimões) nas três comunidades indígenas, desde o mês passado. “Estamos atuando de forma mais ostensiva e integrada através das rondas e reuniões entre as polícias e os representantes das comunidades para ajudar as populações indígenas”, disse.

FOTO: BRUNO ZANARDO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here