32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

20ª Cicom reforça policiamento em escolas, comunidades indígenas e rurais de Manaus

Com uma área de atuação extensa, incluindo os bairros Tarumã, Tarumã-Açu e comunidades rurais da rodovia BR-174 até o Km 65, a 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) desenvolve policiamento preventivo e ostensivo, além de realizar a ronda escolar nos colégios da cidade e da área rural. A unidade cobre 42 escolas, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales.

Nos três primeiros meses deste ano, foram apreendidas 11 armas de fogo, 28 veículos roubados foram recuperados e 28 pessoas foram presas por envolvimento em crimes de roubo, furto, tráfico de drogas, entre outros.

De acordo com o major Eduardo Esteves, comandante da 20ª Cicom, o patrulhamento realizado pelos policiais militares é dividido em seis zonas, atendendo a área comercial do bairro, área escolar, unidades de saúde, além das comunidades indígenas e comunidades rurais, como as do Ramal do Pau Rosa e comunidade Nova Canaã.

“Dividimos as oito viaturas para realizar patrulhamento diuturnamente, com a diferença que a nossa área é extensa, e temos muita área de mata e ramais. No entanto, os crimes são os mais comuns, sendo maiores os índices de roubo e furto. Por conta disso focamos em patrulhar nessas áreas, prevenindo novas ocorrências e prendendo os autores”, disse.

Segundo o comandante, todas as escolas da área rural recebem ronda escolar e, além do policiamento, os policiais fazem contato direto com os educadores e alunos. Um policial militar que faz parte do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd) ministra palestras nos colégios mensalmente. Os temas são todos ligados ao combate do uso e tráfico de entorpecentes.

“Desenvolvemos essas palestras nas escolas dos bairros também, pois é importante esse contato direto do aluno com o policial, cria um vínculo e respeito dos jovens, além das palestras serem preventivas, no quesito de impedir que eles entrem para o caminho da criminalidade”, afirmou o major.

A 20ª CICOM está localizada na avenida Dona Otília, bairro Campos Sales, zona oeste. O número para denúncias é (92) 98842-1734.

FOTO: Erickson Andrade / SSP-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui