24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

28 motoristas são flagrados dirigindo sob o efeito de álcool em Manaus

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), notificou 28 motoristas dirigindo sob o efeito de álcool. As notificações foram realizadas durante operações da Lei Seca que ocorreram entre sexta-feira (12/4) e a madrugada desta segunda-feira (15/4). Mais de 150 testes de alcoolemia foram realizados durante as blitze que acontecerem em todas as zonas de Manaus.

De acordo com o balanço apresentado na manhã desta segunda-feira (15/4), foram realizados 157 testes de bafômetro, que resultaram na apreensão de 27 carteiras de habilitação (CNHs) e na remoção de 40 veículos aos pátios do órgão, sendo 11 carros e 29 motocicletas. A operação ainda autuou 198 condutores em flagrante, pela prática de outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As ações realizadas pela equipe visam coibir os abusos praticados por motoristas que insistem em desobedecer às leis de trânsito, especialmente no que se refere à embriaguez ao volante. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que os condutores de veículos flagrados dirigindo sob o efeito de álcool estão sujeitos a multa e podem responder a processo administrativo, com o risco de ter a CNH suspensa por um período de um ano. Nos casos em que houver reincidência, a multa e o período de cassação da CNH serão dobrados.

Pagamento Itinerante – Lançado no último dia 4, o “Pagamento Itinerante” já está disponível durante as blitze de fiscalização do Detran-AM. A modalidade permite que débitos de veículos referentes ao serviço de licenciamento em atraso sejam quitados ainda durante as operações de trânsito realizadas pelo órgão, com o uso de cartão de crédito ou débito.

Durante as operações realizadas neste fim de semana, 17 pessoas quitaram com cartão de crédito os débitos de seus veículos e tiveram os mesmos liberados. O empresário Márcio Nogueira, 38, foi um dos condutores que aprovaram a novidade. “Achei muito satisfatório o serviço apresentado, além de evitar que o meu veículo seja levado ao parqueamento, ainda possuo a facilidade de parcelar em até 12 vezes do crédito”, afirma.

Recebimento de CRLV – O proprietário ou representante legal poderá receber, a partir do primeiro dia útil seguinte ao dia da operação e da quitação dos débitos, o novo Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), que será entregue após realização de vistoria no Posto de Emplacamento e Vistoria do Detran-AM, localizado na rua Walter Zuani, 85, bairro São Francisco, zona sul.

Não poderão ser pagos pelo novo sistema os débitos inscritos na Dívida Ativa, assim como aqueles com restrições judiciais, administrativas ou com pendências em equipamentos de segurança. A restrição também vale para veículos registrados em outros estados.

FOTO: Divulgação / Detran-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui