25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

2ª Edição da Caminhada das ‘Mães Especiais’ reúne aproximadamente 200 pessoas

Aproximadamente 200 pessoas participaram da 2ª Caminhada Mães Especiais realizada no sábado, 11/5, pela Prefeitura de Manaus, por meio do projeto Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com concentração no próprio Complexo. Os participantes percorreram as ruas Maceió, Doutor Thomas e, logo após, a avenida Jorge Baird para retornar ao André Vidal, totalizando o percurso de um quilometro e meio.

A atividade, que contou com a participação de familiares, estudantes de escolas municipais, estaduais e de instituições privadas parceiras, faz parte das ações de inclusão e de entretenimento do projeto “Mães Especiais”, desenvolvido desde 2018 e que acontece nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae-Manaus.

A diretora do Complexo André Vidal de Araújo, Reni Formiga, destacou a iniciativa em alusão ao Dia das Mães, comemorado neste domingo, 12/5. “Essa atividade nada mais é que uma homenagem para as mães do Jaavas que, apesar das adversidades, são fortes e guerreiras. Nada mais justo que um evento como esse para homenageá-las”, afirmou.

Além da caminhada, os participantes tiveram ainda aula de ritmo no início e no fim do evento, além da entrega de troféus para a equipe que levou mais participantes, independe de idade ou gênero. No encerramento, as mães se abraçaram e soltaram balões.

Nilda Ferreira dos Santos, mãe da Manuella dos Santos, atendida pelo Complexo, foi uma das participantes. Para ela, a caminhada foi muito além de suas expectativas. “Adorei tudo, a recepção, as atividades e a participação de diversas famílias. Foi muito bacana. Eu não imaginava que seria tão bom assim”, comentou.

Outra mãe especial que participou foi a Reniely Souza, que faz parte do projeto desde a primeira edição, bem como da caminhada. Mesmo morando no conjunto Viver Melhor 1, bairro Santa Etelvina, não mediu esforços para participar. “Moro longe, mas não poderia deixar de vir prestigiar, de fazer parte desse momento de confraternização, de alegria, que é relevante para todas que fazem parte do projeto”, disse.

Projeto ‘Mães Especiais’

A iniciativa tem a finalidade de oportunizar às mães de crianças com deficiências momentos de desporto e lazer, fazendo com que saiam da rotina, com auxílio de atividades físicas. Atualmente, o projeto atende 100 mães, nos turnos matutino e vespertino, nas segundas e quartas-feiras, nos horários de 8h às 9h e das 14h20 às 15h20. Além da atividade física, o projeto oferece aula de hidroginástica e rodas de conversas, onde há trocas de experiências e ajuda às mães de crianças que estão iniciando as atividades no programa.

“Sabemos das dificuldades dessas mães, dos ‘nãos’ que recebem para poder incluir seus filhos com deficiências. Verificando isso, a secretaria decidiu fazer um projeto para levantar a autoestima e para elas verem outras possibilidades, se enxergarem além”, declarou a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral.

Texto – Emerson Santos / Semed
Foto – Cleomir Santos / Semed

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui