26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

2ª edição da Feira do Polo Digital de Manaus é lançada na FIEAM

Foi lançada ontem (27) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) a 2ª edição da Feira do Polo Digital de Manaus 2019 que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Studio 5, com o tema “Manaus Inteligente”. A abertura oficial ficou por conta do coordenador da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da FIEAM, Roberto Garcia, no auditório Gilberto Mendes de Azevedo.

Para Garcia, a feira faz parte da missão da coordenadoria em dar visibilidade às ações em tecnologia que acontecem no Amazonas. “Tem muita coisa acontecendo na área de manufatura 4.0, Startup, muita gente envolvida para dar essa visibilidade ao Amazonas e atrair novas pessoas que venham desenvolver negócios na área de tecnologia. Estamos trazendo palestrantes de fora com mensagens importantes e a gente tem certeza que isso vai dar importância para a região”, frisou Garcia.

Segundo a coordenadora da Sub-câmara de Dinamização do Polo Digital de Manaus e diretora administrativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Vânia Capela, em sua 2ª edição, o evento espera compartilhar ainda mais informações sobre o desenvolvimento de produtos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação em Manaus (TICs em Manaus), incentivar novos negócios, apresentar ideias inovadoras no conceito de uma Cidade Digital e Inteligente, além de difundir avanços técnicos e experiências bem-sucedidas no setor.

“Teremos cerca de 130 palestrantes, a destacar o presidente da Estônia, Toomas Ilves, que vem falar sobre como tornou o processo de digitalização do país em processo de melhoria da qualidade de vida do cidadão e que hoje representa 2% do PIB do país, além de nos dar a oportunidade da troca de experiência para que possamos, na linha do tema da feira, “Manaus inteligente”, mudar nossa cidade”, disse Capela.

De acordo com o conselheiro deliberativo do Codese, Euler Guimarães, a feira está sendo organizada pelo Ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por meio da Sub-câmara de Dinamização do Polo Digital de Manaus, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese Manaus), e conta com a participação da FIEAM, Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), institutos, universidades, representantes de comunidades de startups e coworking, governo do Estado e Prefeitura Municipal.

Guimarães explica que é importante a participação da população, pois o evento irá explorar o tema “Cidade Inteligente” por meio de palestras, stands e oficinas, formas que irão mostrar as tecnologias a serem desenvolvidas para melhorar a cidade de Manaus. “O objetivo do evento é organizar a sociedade civil, pois essa é uma iniciativa da sociedade para a própria sociedade. Conseguimos colocar todo mundo em um diálogo em prol de um objetivo que é melhorar a nossa economia no aspecto digital”, acrescenta.

O lançamento também contou com a participação do secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplanct), Jório Veiga, que destacou o desafio do atual governo em inserir Manaus entre os cinco maiores polos digitais do País, nos próximos 12 anos. “A estruturação de um polo digital pode ter um impacto sobre o Produto Interno Bruto (PIB) local de aproximadamente 12%, ao longo de 12 anos, o que representaria um adicional de R$ 11,85 bilhões”, disse Veiga.

“O polo digital representa um vetor econômico que pode ser complementar ao que temos e está intrinsicamente ligada ao Polo Industrial de Manaus porque pode ser aproveitado principalmente dentro da nossa cadeia produtiva como arranjo produtivo”, disse o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, que prestigiou o lançamento.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui