24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

3 dicas simples para organizar a vida financeira sem deixar de gastar

Um dos conselhos é não comprometer em dívidas a renda mensal. Se isto ocorre com certa frequência é hora de parar e priorizar algumas contasSão Paulo, junho de 2016 – Muitos brasileiros ainda encontram dificuldades em disciplinar as próprias finanças. O desiquilíbrio do orçamento pode ser reflexo da falta de organização e não necessariamente porque se ganha pouco. Em muitos casos esse desajuste de gastos pode adiar a compra da casa própria, carro, viagens, estudos e planejar o futuro com liberdade financeira.

Existe um consenso de que não se deve gastar mais do que se ganha. Embora seja uma observação simples e dita há muito tempo, muita gente se esquece que, ao quebrar essa lógica, posterga-se os planos e a possibilidade de se ter uma reserva financeira para gastos inesperados. Quem consegue administrar bem suas finanças pessoais pode planejar o mês, o ano, o semestre sem ter necessariamente que parar de gastar e consumir.

É necessário, antes de tudo, saber que tipo de gasto deve ser priorizado uma vez que todos os outros também são importantes. Ricardo Assaf, fundador da EMPRESTA Capital, presidente da ABSCM – Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito com MBA em Negócios pela Universidade de Cambridge, sugere algumas dicas para equilibrar o orçamento diário.

1 – Crie uma planilha. O primeiro passo é fazer um diagnóstico de todos os gastos fixos que tem como aluguel da casa, carro, IPTU, escola, cartão de crédito, condomínio e convênio médico. Comece a anotar as despesas mensais e diárias para saber exatamente em que seu dinheiro está sendo empregado. De um lado insira em que foi gasto e, do ouro, o valor. Se alguma compra foi feita em prestação, é importante mencionar o número de parcelas e os juros em cada uma. Caso não queira fazer manualmente a planilha, procure gerenciadores e aplicativos financeiros disponíveis e gratuitos na web.

2 – Delimite gastos. Para muita gente o cartão de crédito é um vilão e um dos principais perigos do orçamento doméstico, seja pela dificuldade de controle das dívidas, seja por não saber planejar as compras. Nesse caso, a dica é determinar um porcentual de limite de gasto mensal, uma espécie de meta. O importante é não comprometa mais que 30% da sua renda líquida mensal e evite ao máximo pagar o valor mínimo do cartão.

3 – Repense prioridades. Para ter o controle das finanças pessoais é fundamental que saiba o que é gasto essencial e supérfluo. As contas essenciais (escola, aluguel, condomínio, prestação de casa, parcela de carro, seguro médico e outros) são os gastos fixos e esses devem ser as prioridades de pagamento. Partindo dessa ideia ficará mais fácil saber aonde se quer chegar e desfrutar da saúde financeira.

Sobre a empresa

A EMPRESTA Capital é uma Instituição Financeira regulada pelo Banco Central do Brasil e já beneficiou mais de 30 mil empreendimentos entre pessoas físicas e jurídicas, com soluções diferenciadas e desburocratizadas, em mais de 80 segmentos diferentes em território nacional. Em 2012, ganhou o Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos como a empresa mais inovadora, e tem o Selo de Excelência TOP da ABSCM – Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui