24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

3ª etapa do Campeonato Profissional de Kart será neste sábado (26/05), no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus

A 3ª etapa do Campeonato Profissional de Kart vai começar e os pilotos já podem aquecer seus motores. A competição, que acontece neste sábado (26/05), a partir das 17h, no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, é promovida pela Associação de Kartistas do Amazonas (AKA) e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Ao todo são oito etapas realizadas ao longo do ano, para definir o melhor corredor de kart nas categorias graduado e novato.

De acordo com o presidente da AKA, Fabiano Magalhães, o esporte tem crescido no Estado. “Quando começamos a competição de kart, cerca de seis pilotos participavam. Nesta etapa, por exemplo, já temos 10 inscritos na categoria graduado e oito na categoria novato, o que comprova o recebimento de novos adeptos e isso é maravilhoso. Apesar da crise econômica, há uma boa participação dos corredores e nós, como diretoria, conseguimos diminuir bastante o custo do campeonato, de modo que cada piloto paga R$ 300, mais 10 litros de gasolina e corre as três baterias de cada etapa. Vamos continuar trabalhando pela evolução desse esporte e esperamos que todos possam contribuir com essa iniciativa”, afirmou.

Para Cícero Barbosa, vice-campeão geral da categoria graduado em 2017 e piloto da AKA, antes de tentar praticar a modalidade, é preciso bastante treino. “Por o kart ser um esporte um pouco caro, temos uma opção com valor mais baixo e que pode ser praticado por qualquer pessoa, que é o kart indoor. Ele é uma forma amadora do kart, mas funciona como uma categoria de base, para preparar os atletas que desejam competir profissionalmente. Este ano, cerca de sete pilotos do kart indoor foram para o profissional”, destacou.

Inscrições – Os interessados terão até a manhã de sábado (26/05), para se inscreverem no campeonato. As inscrições custam R$ 300 mais 10 litros de gasolina, além disso, os corredores precisam ter alguma experiência e possuir seu próprio equipamento, como macacão antichamas, luvas, sapatilhas, capacete homologado – que deve seguir as recomendações dadas pela Federação internacional de Automobilismo (FIA) – e kart com motor.

Para ter acesso às informações da competição e da modalidade como um todo, bem como das pontuações dos competidores e demais associados da AKA, basta acessar o site www.primekart.com/aka.

Premiação – Duas categorias serão disputadas e serão premiados com troféus, os cinco melhores pilotos de cada categoria. No fim das oito etapas, campeão e vice receberão um prêmio surpresa da AKA pelo desempenho ao longo do ano.

Confira a programação do evento:

9h às 10h – Sorteio e ntrega dos motores

9h às 11h – Treino livre

14h30 às 15h30 – Vistoria e abastecimento

15h30 às 16h – Warm Up com motor do clube

16h10 às 16h20 – Tomada de tempo da categoria Novato

16h30 às 16h40 – Tomada de tempo da categoria Graduado

16h55 – Alinhamento no Parque Fechado

17h – Largada da primeira bateria

17h40 – Alinhamento no Parque Fechado

17h45 – Largada da segunda bateria

18h25 – Largada no Parque Fechado

18h30 – Largada da terceira bateria

18h45 – Vistoria e pesagem final

19h – Cerimônia de premiação

*Os horários e traçados poderão sofrer alterações de acordo com o número de pilotos inscritos e as condições meteorológicas do local, sendo informados pela Diretoria da prova.

FOTO: MAURO NETO/SEJEL

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui