27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

3º Circuito de Aspirantes e Master reúne mais de 320 atletas em Manaus

A Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada) reuniu mais de 320 atletas inscritos no 3º Circuito de Aspirantes e Master– Hudson Rodrigues. A competição ocorreu neste sábado (01/09), no Parque Aquático do Clube do Trabalhador/ Sesi, localizado na avenida Cosme e Ferreira, bairro Coroado, zona Leste. O evento contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e teve a participação de 12 clubes.

A competição foi composta por provas de peito, clássico, costa, além de crawl e borboleta. As categorias disputadas foram Mini A e B, Mirin, Petiz, infantil, juvenil, Júnior Sênior e master. Um dos destaques da competição, o atleta Joel Costa, de 23 anos, foi campeão dos 50 metros de costa e 100 medley. Joel destaca que a vitória foi uma superação, afinal, ele estava com uma lesão, mas superou. “É claro que vencer duas provas, após você ter ficado lesionado, é muito bom. Meus treinos foram bastante forçados e estou satisfeito porque o meu tempo está diminuindo de 2 a 3 segundos, isso mostra que os treinos estão mostrando resultado. É muita satisfação poder conquistar essas medalhas e entrar nessa piscina sem dores. Estou muito feliz”, disse.

Uma das personalidades que também participou do evento foi Maria de Nazaré Pinheiro, de 64 anos. Ela é uma das mais antigas nadadoras amazonenses e, neste circuito, foi campeã na categoria Master. Naza, como é conhecida, estava muito feliz com o título e lembra que já conquistou tantos outros e que um dia irá para os Jogos Olímpicos Master. “Comecei na natação muito nova ainda, na Ilha de Marapatá. Tive inúmeras competições, constituí família e parei por alguns anos, mas depois dos filhos criados, eles mesmos me motivaram e influenciaram a voltar. Hoje sou uma das mais antigas nadadoras amazonenses, onde, desde 2001, não paro de competir. Já competi regionais, estaduais, travessias de rio, Almirante Tamandaré, Sul-Americano, Pan-Americano, mas ainda me falta o Mundial e os Jogos Olímpicos Master que, se Deus quiser, ainda participarei. Mas cada conquista, como essa, me deixa muito feliz”, comentou Naza.

O presidente da Fada, Vitor Hugo, lembra que este é o penúltimo circuito e que o crescimento de atletas chegou a 20% nesta etapa. “Hoje, temos aqui, 12 clubes federados participando da competição. Estamos com 20% a mais de inscritos, o que mostra a preocupação dos pais em colocar os filhos para competir, bem como o trabalho que a federação executa frente à base da natação amazonense. Nossa homenagem, desta vez, é para o Hudson Rodrigues que foi campeão brasileiro estudantil pelo Amazonas, e nós acreditamos ser necessário lembrar”, frisou o presidente.

FOTO: MAURO NETO/SEJEL

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui