28.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 26, 2024

5 hábitos para se tornar uma pessoa mais organizada

Conheça os 5 hábitos que vão mudar a sua rotina, e consequentemente, sua vida, com um dia-a-dia muito mais organizado 

A organização é um hábito. O que quer dizer que, se conhece uma pessoa organizada e gostaria de ser assim, saiba que pode, basta seguir os passos que daremos neste artigo.

Com eles, vai descobrir os benefícios de ir do caos à ordem. Tudo isso, sem precisar se cansar com uma lista de afazeres abarrotada. Preparado para manter todas as áreas da sua vida em harmonia? No final, tem um bônus até mesmo para crescer profissionalmente. Confira! 

Menos é mais:

Pratique o desapego! Quanto mais coisas para organizar, mais chances de não conseguir dar conta da organização. Portanto, desapegue de objetos, roupas, acessórios e tudo o que sente que contribui com o caos do dia-a-dia.

Se tem dificuldade quanto a isso, reflita:

  1. Qual foi a última vez que usou determinada coisa?;
  2. ela é realmente indispensável?;
  3. no que ela te auxilia diariamente?;
  4. é facilmente substituível?;
  5. quais são as 3 utilidades dela no seu cotidiano?

A partir dos questionamentos acima, consegue entender a real utilidade de um objeto, e assim, pode escolher os que possuem finalidade e farão diferença para você ao invés de apenas atrapalhar e manter o ambiente desorganizado. 

Outras formas eficientes de desapego são:

  1. de papéis;
  2. e-mails;
  3. imagens;
  4. e tudo o que não possui mais utilidade. 

Mantenha em vista apenas o que tem serventia e verá como tudo fluirá melhor quanto à funcionalidade e organização. 

Aplicativos podem te ajudar:

Aplicativos de redes sociais podem atrapalhar a sua produtividade, mas os apps certos te auxiliam a manter tudo em ordem. Nesse caso, servem para:

  1. agenda;
  2. planejamento;
  3. cronograma;
  4. anotações; 
  5. gerenciamento financeiro e de projetos;
  6. alarmes e lembretes;
  7. aplicativo para manter o foco;
  8. aplicativo de lista, etc.

Contar com o apoio de todos eles é uma forma de manter a organização de todas as áreas que precisa, desde a profissional até a vida doméstica e afazeres pessoais.Lembre-se: todos os aspectos precisam estar bem alinhados e fluindo bem, por isso, não é funcional manter apenas uma das áreas em pleno funcionamento, ok? Caso contrário, o estresse será o mesmo!Abaixo, confira algumas das melhores opções quando o assunto é organizar (e até se concentrar) afazeres, estudos, trabalho, compromissos e mais:

Trello;Google Agenda; Evernote;Organizze;Homeslice; Any.Do;Guia Bolso;HabitBull;Forest. 

No entanto, assim como qualquer ferramenta, é preciso usá-los sabiamente. Então, siga os passos a seguir para usar os aplicativos ao ser favor e não se perder ainda mais:Descubra o que mais possui funções úteis para o seu dia-a-dia.Escolha os que achar mais fáceis de mexer. Nunca escolha um complicado, pois assim, nunca irá usá-lo.Não encha seu celular de programas, porque irá acabar não usando nenhum deles pela falta de praticidade (e tempo!). Escolha no máximo 2 ou 3, até porque, todos eles têm mais de uma função. Faça do uso de apps um hábito. Nos primeiros dias, pode até esquecê-los, mas quando implantá-los em sua rotina, não ficará mais sem. 

Conte com o auxílio de ferramentas visuais

As dicas que demos acima são, sim, super importantes. Porém, contar com ferramentas que te dão possibilidade de vê-las sem precisar abrir o celular, também é uma ótima alternativa.

Quadros e post-it são as melhores opções, afinal, consegue fixá-los em qualquer lugar: no escritório, quarto, geladeira, sala e onde mais ele for útil no seu cotidiano.

Para organizar as tarefas diárias e compromissos, eles se destacam como as melhores ideias, pois estarão em mais fácil acesso, sendo mais fácil de lê-los e não se distrair com as redes sociais enquanto os confere. 

Pause, mas com planejamento:

Pausas são necessárias. A ideia de “trabalhar enquanto eles dormem” pode acabar te sobrecarregando, e assim, a organização que tanto planejou será perdida. 

Portanto: não coloque muitas metas e tarefas no mesmo dia. Ao invés disso, prefira diminuir a lista de afazeres para cumprir todos eles e evite ao máximo deixá-los pela metade. Entre uma tarefa e outra, descanse por alguns minutos. Nesse tempo, vale desde assistir a um vídeo, mexer nas redes sociais, ou até mesmo, não fazer nada.

O importante é dar uma pausa, desde que ela seja bem planejada. 

Como? Defina seus momentos de descanso, pode ser a cada x horas, sempre que terminar uma tarefa ou duas, enfim, o que se adaptar melhor à sua rotina. O que não vale é parar tudo a cada cinco minutos, ok? Os aplicativos de foco servem para evitar isso. Use-os! 

Defina prioridades e não as deixe para depois

Definir as prioridades é uma forma de organização, mas, para algumas pessoas, essa não é uma responsabilidade fácil. Também é daqueles que acreditam que tudo deve ser feito “para ontem”? Nós vamos te ajudar. Confira: em um papel, faça três colunas: é urgente // não é urgente, mas é importante // se sobrar tempo;separe tudo o que tem para fazer nesses três tópicos e comece com o primeiro, até chegar ao último;além disso, dentro de cada tópico, inicie pelas tarefas mais fáceis e rápidas. Essa separação é importante porque não te fará perder tempo com atividades que não são urgentes e esquecer ou não ter tempo de realizar as que realmente são. Pode não parecer, mas isso é super comum, e na verdade, é o que faz parecer que o seu dia não rendeu nada. 

 

spot_img