24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

5ª Feira de Livros do Parque Ponte dos Bilhares tem programação diversificada

Além dos milhares de livros colocados à disposição da população, a 5ª Feira de Livros do Parque Ponte dos Bilhares, realizada pela Prefeitura de Manaus, ofertará uma programação cultural variada no próximo sábado, 27/4. Apresentações musicais, teatro infantil, oficinas de desenho e pintura, jogos, sorteios de brindes, orientação em saúde, distribuição de mudas, massoterapia, cineminha, bibliotecas móveis e até um pré-lançamento literário fazem parte das atividades gratuitas a partir das 17h.

A novidade deste ano para quem for à feira é que não haverá fila para levar para casa os livros de sua escolha. Serão distribuídas senhas que permitirão aos participantes o acesso com tranquilidade aos estandes, quando anunciados pela numeração, proporcionando assim mais conforto e comodidade aos presentes. Cada pessoa poderá levar até dez títulos para casa.

A feira já integra o calendário de eventos do parque Ponte dos Bilhares, gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O evento tem como madrinha a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que fortaleceu a adesão à campanha de arrecadação de livros, convocando a sociedade e mobilizando os órgãos municipais a participarem das doação de livros.

“Parabenizo a toda a equipe da Semmas pela organização e pelo empenho para a arrecadação desses livros que serão doados gratuitamente à população. Tenho em casa um leitor assíduo e vejo o quanto é infinita a riqueza que vem dos livros. O meu marido, o prefeito Arthur Virgílio Neto, tem uma grande paixão pela leitura, ele não deixa de ler nunca. Além de oxigenar os pensamentos, a leitura agrega em conhecimento e isso é indispensável a todos nós. Participe da Feira de Livros, com certeza, será de grande valor na vida de muitos”, incentivou a primeira-dama.

Este ano, a feira também bateu recorde de arrecadação, com mais de 18 mil títulos recebidos. Na terça-feira, 23, último dia da campanha de coleta, ainda era grande o número de pessoas querendo colaborar, a exemplo do Grupo Escoteiro Chapada, que levou ao parque mil livros arrecadados pelos escoteiros-mirins que atuam no bairro.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, diz não ter dúvidas quanto à importância da feira de livros para o trabalho de sensibilização da sociedade sobre a questão do reaproveitamento e da redução do descarte de resíduos sólidos no meio ambiente. “Quem quiser se programar e buscar uma literatura para si, está convidado a participar da feira, a partir das 17h do próximo sábado, com diversas atividades culturais e em especial a doação dos livros em homenagem ao Dia Internacional do Livro”, lembrou.

Mais de 50 voluntários da Associação Maria Mãe da Igreja, da Renovação Carismática Católica (RCC), estarão trabalhando nos estandes de distribuição de livros.

Programação

A programação cultural terá início às 17h, com a apresentação da fanfarra da Escola Estadual Petrônio Portela, do Dom Pedro. Na sequência, serão apresentadas danças pelas alunas da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, e duas peças infantis – “A Galinha D’Angola” e “O Rato” – encenadas pelo grupo de teatro do Parque Cidade da Criança.

Também será realizado um aulão de zumba, apresentação do Grupo Garis da Alegria, além de barracas com comidas típicas, oficinas de marcador de texto, cineminha e bibliotecas móveis do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), orientação sobre trânsito com a equipe de educação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), além de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia pelos professores e alunos dos cursos de enfermagem das faculdades Estácio do Amazonas e Uninorte. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) levará informações sobre a prevenção ao vírus H1N1.

Durante a feira, o escritor, dramaturgo e músico Alessandro Saraiva estará fazendo o pré-lançamento do livro infantil “Pepeu, o menino que não sabia ler”. Segundo o autor, o foco da obra é a valorização do livro e o incentivo à leitura. Além de alguns exemplares expostos, as crianças poderão participar de atividades de desenho e pintura. O autor declamará também poemas infantis.

A programação se encerra com um show da cantora Lucinha Cabral.

Texto: Divulgação / Semmas

Foto: Arlesson Sicsú / Semmas

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui