As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!
Governo Carnaval

60 mil candidatos a certificadores do Enem vão passar por capacitação

Quem for participar do exame será remunerado por meio de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso

Campanha Síndromes

Os sessenta mil selecionados para a função de certificadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciam nesta quarta-feira, 11 de setembro, um treinamento para poderem aplicar a prova. Somente serão considerados aptos, os candidatos com 70% de aproveitamento na capacitação.

Com término outubro, o curso terá trinta horas/aula e será feito pela internet, por meio de uma plataforma desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).Os certificadores são servidores públicos federais e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais que tiveram a inscrição homologada para compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC).

Responsáveis por verificar e certificar os procedimentos de aplicação do Enem, como a chegada e a abertura dos malotes com provas e a distribuição do exame para os candidatos, os certificadores fazem todo o trabalho por um aplicativo.

Pela ferramenta, são enviados, por exemplo, relatórios e alertas. Quem for participar do exame será remunerado por meio de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC), no caso dos servidores, e por Auxílio Avaliação Educacional (AAE), no caso dos docentes. O valor pago é de R$ 342, sendo R$ 28,50 por hora de trabalho.

Neste ano, o Enem será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros.Mais de 5 milhões de pessoas farão o exame, em 14 mil locais de aplicação de provas.