26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

700 pessoas, algumas em estado grave estão na fila de espera do Hospital Francisca Mendes em Manaus

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) constatou durante fiscalização no Hospital Francisca Mendes, nesta sexta-feira (08), que a unidade de saúde está realizando apenas uma cirurgia por dia, em desacordo com a recomendação do Ministério da Saúde, que exige no mínimo três intervenções a cada 24h.

De acordo com o G1 da Globo, salas de cirurgias estão vazias enquanto mais de 700 pessoas, algumas em estado grave, aguardam por um procedimento médico. O Hospital Francisca Mendes é considerado uma referência em cirurgias do coração na Região Norte.

A falta de insumos e equipamentos cirúrgicos são as causas do problema, segundo o Ministério Público. A promotora de Justiça, Silvana Nobre, que comendou a fiscalziação, destaca que atualmente o critério para a realização dos procedimentos não é a gravidade de cada paciente.

“Hoje o critério é o equipamento, o material disponível para atender os pacientes. Atualmente, é feita uma cirurgia por dia no Francisca Mendes porque não há os materiais necessários para se atender no mínimo três e, assim, chegar no teto que hoje é definido pelo Ministério da Saúde para o hospital”, disse ao G1.

Ainda segndo o órgão, apenas três, das oito sala de atendimento pós-operatório do hospital estão em funcionamento e que das cinco salas de cirurgias, duas estão desativadas. Já na UTI pediátrica, duas salas de cirurgia também estão paradas devido a falta de equipamentos e de manutenção. No área, uma máquina de esterilização está parada há dois meses.

Silvana Nobre afirma que as condições do Hospital Francisca Mendes causam preocupação.

“Nós temos uma fila histórica grande de pacientes na cardiologia para fazer cirurgias. Essa fila ela não reduz porque é uma demanda que se retroalimenta. A informação que nós obtivemos, inclusive de especialistas médicos do próprio hospital, é que essa fila de espera causa uma mortandade de 15% dos pacientes que estão lá”, comentou Silvana ao G1 da Globo.

A promotora exigiu providências do Governo do Amazonas que é alvo de uma ação civil pública e uma série de denúncias.

Nota da Susam

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informa que está ciente dos problemas estruturais e das filas para cirurgia cardíaca no Hospital Francisca Mendes. O ecretário de saúde e vice-governador, Carlos Almeida, se reuniu cm a direção do hospital para tratar das questões identificadas pelo Ministério Público, ainda nesta sexta-feira (09).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui