As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

89 pessoas foram presas no Amazonas por estupro de vulnerável em 2019

Informações são da Delegacia Especializada em Crimes contra Crianças e Adolescentes

Gov-02

No Amazonas 89 pessoas foram presas até setembro de 2019, somente pelo crime de estupro de vulnerável. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Estupro, estupro de vulnerável, tráfico de pessoas para fins de exploração sexual comercial, importunação sexual e os crimes cometidos por meios cibernéticos (armazenar, divulgar ou compartilhar imagens de crianças) são caracterizadas como abuso sexual.

O estupro de vulnerável, que ocorre quando a vítima tem menos de 14 anos, é um dos crimes mais registrados pela Delegacia Especializada em Crimes Contra Crianças e Adolescentes (DEPCA).

Gov-03

A importunação sexual tem uma relação com o estupro de vulnerável. A diferença é que a importunação é em público, e o estupro é em ambiente privado. Já nos casos de exploração sexual comercial, a vítima é induzida a participar de uma relação sexual para depois ganhar um presente ou quantia em dinheiro em troca.

Em todos esses tipos de abusos, a questão de consentimento da criança é inválida.

Denúncias – As denúncias são recebidas através do disque 100, que é o disque-denúncia nacional de direitos humanos para todos os tipos de violências. Também é possível denunciar ao 181, o disque-denúncia da SSP, e diretamente na DEPCA, localizada na avenida Via Láctea, no Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

FOTO: PC-AM