As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

A amazonense Maria do Perpétuo Socorro da Costa Dias receberá no dia 25 de abril em Minas Gerais, o Troféu Cecília Meireles, Categoria Especial Mulheres Notáveis

No dia 25 de abril de 2015, no salão de festas do Centro de Eventos do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Itabira-MG, será realizada a 17ª edição da Festa “Mulheres Notáveis”, homenageando com o Troféu Cecília Meireles, aquelas que se destacaram no cenário mineiro e brasileiro, por sua inteligência, coragem e, sobretudo, pela capacidade de modificar o universo social, político e cultural do país com sua sensibilidade e sua visão pessoal de mundo.

Nesta edição, destaque para a amazonense Maria do Perpétuo Socorro da Costa Dias, fundadora e coordenadora da Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais – AAPPNE. Esta será a primeira vez que uma profissional amazonense receberá este prêmio.

– Sobre a Maria do Perpétuo Socorro da Costa Dias

Maria do Perpétuo Socorro da Costa Dias é fundadora e coordenadora da Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais – AAPPNE, formada em fisioterapia em 1987, pela Faculdade Integrada Augusto Motta (SUAM) Rio de Janeiro-RJ, Pós Graduada pela Fucapi em Manaus em: “Socialização de Deficientes e Marginalizados” e “Responsabilidade Social”.

Trabalhou como fisioterapeuta com atendimento na área de reabilitação: Neurologia; Ortopedia; Pediatria; Reumatologia; Geriatria no Instituto de Previdência do Estado do Amazonas – IPASEA, até o encerramento das atividades do órgão, bem como a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, onde desenvolveu um trabalho de orientação domiciliar em pacientes acamados nas comunidades de baixa renda para prevenção de escaras e deformidades, visando uma melhor qualidade de vida aos deficientes.

Desenvolveu trabalho voluntário em comunidades de baixa renda, dando orientações de como melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, focando sempre na importância do apoio da família. Obteve grande destaque participando ativamente na Campanha da Fraternidade de 2005 – “Fraternidade e Pessoa com Deficiência” o lema “Levanta-te e vem para o meio” e na Campanha “AME O PRÓXIMO”.

Participou como palestrante em Congressos, Universidades, Igrejas, Empresas e Escolas com as seguintes temáticas: “O papel da família na vida da pessoa com deficiência”; “Deficiência e qualidade de vida”; “A sociedade e a pessoa com deficiência”; “Acessibilidade e a família”; “Inclusão social e arte cênica”; “Diversidade e deficiência”; “Acessibilidade, cidadania e inclusão”; “Mitos e verdades a respeito da deficiência”. Produziu textos que foram publicados na mídia em geral: Revista “ISTO É”; III Coletânea no livro “POETAS OCULTOS” com o conto “Superando Limites”; Livro de Antologia de Poesia e Poemas da Madio Editorial São Paulo-SP.

Maria Dias é mãe, pesquisadora, questionadora e sonhadora. Acredita que uma mudança positiva para o mundo só ocorrerá a partir de nossas ações, por menor que sejam, as quais irão contribuir significativamente para melhoria da qualidade de vida e transformação, propiciando a cidadania.