Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

A fórmula do sucesso dos reality shows no Brasil e a capacidade de angariar uma legião de fãs

Fred Furtado, especialista em reputação digital, mostra que independente da plataforma de acesso, os usuários gostam de interagir com o programa; levantamento compara BBB 21 e Ilhados com Beats, da Anitta

Que os reality shows são febre no Brasil, todo mundo já sabe. A fórmula de sucesso que esses programas têm para atrair tanta audiência, entretanto, ainda é segredo para muita gente. Alguns até atribuem à interação com público tamanho frenesi, outros à quantidade de polêmicas que esses programas oferecem. Fato é, a cada dia um novo reality surge no Brasil e o resultado é o mesmo: recorde de curiosos.

Independente de emissora, temática ou plataforma de acesso ao programa, o público tem mostrado que o conteúdo é o que interessa na hora de acompanhar um reality. Prova disso é o novo programa estrelado pela cantora Anitta, “Ilhados com Beats”. De uma ilha, a funkeira se diverte com convidados e amigos, e pelas redes sociais, arrasta mais de um milhão de fãs.

“Um estudo de dados comparativos mostra que, enquanto o Big Brother Brasil registrou crescimento de 30% do dia da estreia até o início desta semana, passando de 8,9 milhões de seguidores na página oficial, para 11,6 milhões, a página Beats Oficial viu o número saltar de 300 mil seguidores no dia de anúncio do programa, para 1,6 milhão para esta semana, um crescimento de 430%”, afirma Fred Furtado, CEO da TubeLab e parceiro da DesbravaData, startup especializada em monitoramento de dados em ambiente digital e responsável pelo levantamento.

“O que a gente percebe com esses dados é que, para o público, não existe empecilho quanto a plataforma, horário, meios de interação. Além disso, as pessoas estão vendo nas redes sociais um meio de participar dos programas não só votando, mas comentando, compartilhando e influindo de algum modo”, completa.

Foto: Acervo pessoal.

-publicidade-