As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

A importância das certificações internacionais em inglês e como elas podem fazer a diferença para sua carreira

Governo 3

Por Marianthi Boutsiavaras*

Sabemos que a educação de um modo geral no Brasil caminha a passos lentos, mas o mundo corporativo não para e, independente de qual seja a nacionalidade do profissional, a língua mandatória é o Inglês. Quem não estiver preparado pode acabar perdendo espaço no mercado.

Foi divulgado na última semana o índice de proficiência em inglês (EPI Sigla em inglês) de 2016. O Brasil está em 40º lugar entre 72 países. O país desceu uma posição em relação à pesquisa do ano passado. Embora, a influência da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016, ambas sediadas no Brasil, tenha sido positiva para os brasileiros aprimorarem o idioma, o desempenho na comunicação ainda está muito abaixo do esperado. Os estados com melhor proficiência na língua foram o Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, estados em que há maior concentração de capital e negócios.

Estar preparado vai além de saber usar o idioma com fluência. Poucos sabem, mas os certificados das escolas de idiomas do Brasil não têm o mesmo valor do que um certificado internacional como o TOEFL, TOEIC, IELTS entre outros. Essas certificações internacionais muitas vezes são exigidas para vagas de empregos em grandes multinacionais e em cursos de especialização em outro país, sendo reconhecidos por mais de 130 nacionalidades.

Governo 2

Existem muitos certificados internacionais, mas antes de fazer a prova é importante entender qual deles é o mais adequado ao perfil do candidato. Por exemplo, o TOEFL avalia principalmente a comunicação falada e a audição, ideal para quem procura uma oportunidade de ingressar em uma universidade no exterior. O TOEIC analisa situações de trabalho, viagens, telefonema de negócios. E o IELTS está relacionado a situações acadêmicas e corporativas, como também imigração, ideal para pessoas que estão mudando de país.

Centros de idiomas sérios entendem a importância desses certificados e oferecem aos alunos aulas especializadas e preparatórias para as provas de proficiência. Quando um aluno consegue uma boa avaliação nesse teste, além dele a escola e o país também ganham pontuações – O que é necessário para aumentar a posição do Brasil no ranking EPI. É importante ressaltar que esses cursos de preparação não são obrigatórios, nenhum teste exige que o aluno esteja matriculado em alguma escola de idiomas, é apenas uma opção para auxiliar o aluno.

Embora cada certificado tenha um objetivo e prazos de validades diferentes, o ideal é que a prova seja feita a cada dois anos, assim sempre terá o documento atualizado além de estimular o estudo contínuo na língua.

Não deixe de se informar sobre a importância de obter uma certificação de proficiência para melhorar o seu currículo. Para saber mais informações sobre cada certificado, acesse o link: https://goo.gl/kOyv5g

*Marianthi Boutsiavaras é diretora do Centro de Idiomas Language Factory.