27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

A importância das doses adicionais de vacina

Se você já olhou sua Caderneta da Vacinação, deve ter percebido que na maioria dos casos, existe mais de um espaço para ser preenchido pela mesma vacina. Eles representam o número de doses necessárias para completar o que chamamos de esquema vacinal que – se não for seguido à risca – pode colocar sua saúde em risco, como alerta a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

“Muitos pediatras ou profissionais de saúde estão recomendando não completar o esquema. Muitas vezes pelo fato desse profissional desconhecer como funciona a vacina. Você tem que completar o esquema vacinal. Não adianta você começar e não terminar. Por quê? Em cada dose que você recebe, você vai ter uma proteção parcial”.

Ainda segundo Carla Domingues, a proteção só fica completa com a soma de todas as doses. Mas, em alguns casos, além dessas doses habituais existe a necessidade de reforço, como é o caso do Sarampo.

“Em muitas vacinas você vai perdendo a imunidade ao longo da vida. Por isso a necessidade de você fazer reforços. Seja no primeiro ano de vida, seja no quarto ano de vida e muitas vezes até na fase adulta. Por isso a necessidade de você seguir rigorosamente o esquema de vacinação e completar o esquema vacinal”.

Se sua Caderneta de Vacinação não está atualizada, ou se você não sabe dizer qual sua situação vacinal, procure uma Unidade Básica de Saúde e se informe. Ter as vacinas em dia protege a você e todos ao seu redor.

Reportagem, Aline do Valle

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui