26.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

A importância do exame de mamografia é tema de palestra na programação do Outubro Rosa da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas

Continuando a programação da campanha do Outubro Rosa na Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), foi realizada, nesta sexta-feira (18), no auditório da instituição, a palestra “A Importância do Exame de Mamografia para Mulheres”, proferida pela especialista em mamografia da clínica Prodimagem, Shirley Franco.

Para a palestrante, os avanços da tecnologia devem ser utilizados na prevenção do câncer de mama. “É preciso desmistificar a crença de que a mamografia dói. Hoje em dia, a mamografia é muito mais confortável. Antigamente, era desconfortável. Hoje, o equipamento é mais anatômico para a mama da paciente. O apertinho que era do mal, hoje virou do bem”, defendeu Shirley Franco, para quem a notícia de que a mamografia está mais confortável é um chamado para as mulheres se cuidarem.

Clícia Lima, do Departamento de Recursos Humanos (RH) da IOA, aprovou a iniciativa de realizar as palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. “Esse tipo de palestra vem contribuir para nós mulheres, não só na prevenção do Outubro Rosa, mas durante todo o ano porque somos nós que conhecemos o nosso corpo, então temos que estar sempre atentas”, afirmou.

O aprendizado da importância de se cuidar foi que o mais chamou a atenção de Raimunda do Nascimento Cabral, do setor de acabamento da IOA. “A saúde é a vida da gente, né? Quando uma pessoa está com saúde, está com felicidade. Uma pessoa doente é uma pessoa triste, que não tem a alegria de viver. Hoje eu aprendi que a gente tem que gostar muito mais da gente e do próximo”, disse.

A IOA aderiu à campanha do Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Dentre as ações realizadas na autarquia ao longo do mês, destacam-se as palestras sobre o tema para as colaboradoras e colaboradores. Na manhã da quinta-feira (17), também houve uma palestra. A enfermeira Andréa Gonçalves Castro, diretora-geral da maternidade Nazira Daou, na Cidade Nova, falou sobre “A Saúde da Mulher – Câncer de Mama e de Colo do Útero”, também no auditório da instituição.

“O câncer é prevenível. Essa é a importância maior. A mulher pode prevenir conhecendo melhor seu corpo, sabendo quais são as alterações que estão acontecendo. Tendo uma boa alimentação, praticando atividades físicas. Precisa também ter a rotina de consultar um profissional de saúde”, alertou a palestrante.

Para a Santana de Fátima, 71 anos, responsável pela pesquisa na biblioteca da IOA, assistir à palestra da quinta-feira foi muito informativo. “Às vezes, é difícil conseguir informação. Já tivemos três colegas nossas da biblioteca com câncer. A prevenção é muito importante. É o melhor a fazer”, disse.

Andréa Lorena considerou a palestra importante e pertinente porque as mulheres contemporâneas trabalham fora e nem sempre se lembram de cuidar da saúde. “Nem sempre dá para tomar conta da nossa saúde como nós gostaríamos. Falta tempo. Acabamos esquecendo de nós para cuidar de trabalho, de filho, de marido. Essa palestra lembra que devemos cuidar de nós mesmas para poder cuidar do próximo”, afirmou.

Três pilares foram escolhidos para dar ênfase ao Outubro Rosa na IOA: autoamor, autocuidado e autopreservação. Durante todo o mês ações de conscientização estão sendo realizadas, inclusive com a utilização do site e redes sociais da IOA. O laço rosa, símbolo da campanha, também pode ser visto no peito de colaboradoras e colaboradores da instituição.

FOTO: DIVULGAÇÃO/IOA

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui