24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

A importância do intercâmbio na hora da contratação

Por Erick Sarto

Para atuar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é preciso ter diferenciais. Tanto que um dos conceitos mais usados pelos RHs são as chamadas competências, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que um indivíduo dispõe a favor do seu trabalho.

Tão comum quanto o próprio conceito é a noção de que competências profissionais são desenvolvidas em todos os ambientes, situações e experiências que vivemos. Neste cenário, se encaixa perfeitamente as experiências vividas no exterior por meio de um intercâmbio estudantil.

Para além do aprimoramento técnico no idioma escolhido, o intercâmbio possibilita que o profissional – ao se relacionar com outras culturas – expanda seus horizontes saindo da sua zona de conforto, confrontando-se com episódios até então (possivelmente) inéditos.

Diariamente, o intercambista é “desafiado” a posicionar-se de uma forma mais flexível frente à sua nova realidade, adaptando-se a um novo jeito de olhar e entender o mundo. Sem, obviamente, se esquecer do foco no aprendizado que serviu como premissa para que ele fosse adiante no projeto de viver um tempo fora do Brasil estudando.

As competências tidas como essenciais para uma organização são bastante visíveis na maioria das suas ferramentas de gestão de pessoas e, principalmente, em suas práticas de recrutamento e seleção.

Mente aberta, flexibilidade, rápida capacidade de adaptação frente ao novo e orientação para resultados estarão certamente no “Top 5” das competências requeridas em qualquer processo seletivo atualmente.

Por isso, nada melhor do que buscar desenvolve-las através de uma experiência tão ímpar quanto um intercâmbio.

Erick Sarto é especialista em Gestão de Pessoas e franqueado da Global Study, unidade de Santo André.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui