As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Aades e Sejel lançam edital do Projeto Ajuri – Voluntários da Amazônia

Na manhã desta quarta-feira, 25 de maio, a secretária de Estado Extraordinária, designada para a Presidência da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), Ana Paula Aguiar, e o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabrício Lima, realizaram o lançamento oficial do edital para o Projeto Ajuri – Voluntários da Amazônia.
Durante a coletiva, a secretária de Estado Extraordinária, designada para a Presidência da Aades, Ana Paula Aguiar, ressaltou a importância do voluntariado no projeto. “O espírito olímpico é o espírito da confraternização entre os povos. É importante ressaltar o acolhimento dos nossos voluntários aos visitantes de outros estados, municípios e países, com alegria, mostrando toda nossa cultura, culinária, tudo que a população amazonense tem para oferecer, e que isso fique de legado, a imagem de Manaus para o mundo todo, porque o evento das olimpíadas é um evento grandioso internacionalmente”.

Para o titular da Sejel, Fabrício Lima, os voluntários serão “legados” para o Amazonas. Isso porque aqueles que vão atuar nas Olimpíadas também serão convidados a participar dos próximos jogos que Manaus vai receber, como Brasil x Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa de 2018, dia 6 de setembro; Fluminense x Flamengo, 12 de outubro, entre outros.

“Graças a Deus, estamos recebendo cada vez mais propostas e jogos no nosso estádio. E esses voluntários são peças fundamentais para que, não somente nas Olimpíadas, mas em todos os eventos que vamos receber, possam ser um sucesso. Fazendo parte do Ajuri, eles vão obter experiência e estarão preparados, dando exemplo de receptividade em qualquer jogo”, ressaltou Lima.

A secretária Ana Paula Aguiar explicou que o projeto visa à seleção de 350 Voluntários, sendo 315 ampla concorrência e 35 para pessoa com deficiência. Os selecionados atuarão no Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016, dando apoio nas mediações do entorno da Arena da Amazônia, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Praia da Ponta Negra e Live Sites (espaço onde serão realizadas as festas das torcidas), durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que ocorrerá em Manaus, com o objetivo de auxiliar e orientar visitantes e torcedores e garantir segurança, saúde e bem-estar da população local, visitantes brasileiros e estrangeiros.

Manaus é uma das cidades contempladas com seis partidas do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016, sendo quatro masculinas com as seleções da Suécia x Colômbia e Nigéria x Japão, que jogarão no dia 4 de agosto. Já no dia 7 de agosto, jogam as seleções da Suécia x Nigéria e Japão x Colômbia, e duas femininas com as seleções dos Estados Unidos x Colômbia e Brasil x África do Sul, que jogarão no dia 9 de agosto, ambas na Arena da Amazônia.

Inscrições – A secretária Ana Paula informou que as inscrições para o Projeto Ajuri – Voluntários da Amazônia serão realizadas pelo endereço: www.aades.am.gov.br, no período 31 maio a 3 de junho.

Os critérios de inscrição para os voluntários “Ajuri” são: possuir ensino fundamental completo; ter, no mínimo, 18 anos completos, disponibilidade para atuar por, no mínimo, cinco dias seguidos ou intercalados; e disponibilidade para participar dos treinamentos. Os benefícios para os participantes são: uniforme, alimentação e transporte em dias de atuação, treinamentos exclusivos, seguro de vida, certificado de horas complementares e declaração de participação.

O treinamento presencial dos voluntários está previsto para ocorrer nos dias 25 de junho e 2 de julho, 9 e 16 de julho, conforme programação do evento.

O resultado final será publicado no dia 16 de junho no site da AADES: www.aades.am.gov.br.

DEFINIÇÃO

“Ajuri”, nome dado ao programa de voluntários local, é um termo regional que significa mutirão, ou ajuntamento de pessoas para a realização de um trabalho comunitário. No interior, do Estado costuma-se fazer o “Ajuri” na época do plantio e também da colheita.