24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Abertas inscrições para 150 vagas gratuitas para a 3ª Oficina de Português Sustentável no Inpa

O objetivo principal da oficina é apresentar uma forma prazerosa e lógica de estudar a língua portuguesa. Na oficina será trabalhado o conteúdo transitividade verbal

Da Redação da Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias – Acervo

Estão abertas as inscrições para a 3ª Oficina de Português Sustentável que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio da Coordenação de Tecnologia Social (Cots), realizará de 18 a 20 de abril, das 14h30 às 17h30, no Auditório da Ciência. São oferecidas 150 vagas gratuitas e os interessados podem se inscrever até o dia 16 de abril.

O objetivo principal da oficina é apresentar uma forma prazerosa e lógica de estudar a língua portuguesa. Na oficina será trabalhado o conteúdo transitividade verbal. A carga horária é de 10 horas e haverá emissão de certificado aos participantes.

A oficina é uma tecnologia social na área da educação, criada pela analista em Ciência e Tecnologia do Inpa, Fernanda Morais, autora da cartilha “Português Sustentável: uma tecnologia para inclusão social”. Segundo a analista, esta 3ª edição da oficina inovará ao utilizar uma estratégia para garantir uma aula animada e proveitosa com a realização da gincana do saber.

“É uma forma de contribuir para o domínio de uma importante ferramenta para facilitar o acesso ao conhecimento e, consequentemente, à cidadania plena”, conta Morais, que também é professora de português.

Segundo Morais, o projeto procura contribuir para a qualidade do desempenho em língua portuguesa, por meio de técnicas inovadoras e simples que apresentam conteúdos gramaticais aparentemente “complexos”. “Por isso o projeto Português Sustentável tem ido às escolas da rede pública de Manaus, Iranduba e Manacapuru”, diz.

A analista conta que a cada oficina tem aumentado o número de interessados. “Na última, tivemos a alegria de contar com 95 participantes, entre os quais estudantes de graduação, ensino médio, donas de casa e servidores de outras instituições”.

Técnicas apresentadas na cartilha

Três dessas técnicas fazem parte da cartilha: a Oração na Palma da Mão, o Corpo Morfológico e a Cena Fotografada. A primeira – Oração na Palma da Mão – divide a mão da pessoa em duas partes: a primeira é o sujeito e o restante da mão é o predicado. Cada dedo representa funções sintáticas presentes na oração. Os termos acessórios da oração, como o vocativo e o aposto, são representados por acessórios como anéis e pulseiras.

A outra é o Corpo Morfológico, uma técnica na qual as classes gramaticais são associadas às partes do corpo humano, facilitando a compreensão de seus conceitos e da relação que as classes gramaticais guardam entre si. E, por último, a Cena Fotografada que leva o estudante a entender o que é transitividade verbal e complemento verbal, de modo rápido e lúdico.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui