27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Abertas inscrições para o Projovem, Urbano e do Campo para moradores dos municípios do Amazonas

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM), reabre as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) nas modalidades Urbano e Campo, que proporcionam formação integral aos jovens, com idades entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. São 200 vagas em cada um dos municípios do Amazonas que atendem o programa. A ação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

Os interessados em concluir o ensino Fundamental e obter um certificado profissionalizante para se inserir no mercado de trabalho podem se inscrever até o dia 13 de julho de 2018.

Projovem Urbano

O Programa Projovem Urbano é voltado para atender pessoas que moram nas cidades de quatro municípios do Amazonas: Itacoatiara, Iranduba, Autazes e Manacapuru. São oferecidas 200 vagas para cada município, reunindo um total de 5 turmas.

Locais de matrícula – Os locais para realização de matrículas do Projovem Urbano são as coordenadorias regionais de educação da SEDUC de cada município e, ainda, poderão ser feitas em algumas escolas especificas, a seguir:

• Autazes: Escola Estadual Pedro Santarém Penalber

• Itacoatiara: Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça

• Iranduba: Centro Educacional de Tempo Integral Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva

• Manacapuru: Escola Estadual Carlos Pinho

Projovem Campo

O Programa do Projovem Campo se destina a desenvolver uma política que fortaleça e amplie o acesso e a permanência de jovens agricultores, na faixa etária de 18 a 29 anos, no sistema formal de ensino. Tendo em vista a conclusão do Ensino Fundamental com qualificação social e profissional e potencializar o desenvolvimento sustentável e solidário de seus núcleos familiares e suas comunidades por meio de atividades curriculares e pedagógicas.

As aulas serão ministradas tanto na cidade como nas comunidades dos municípios aos finais de semana, na noite de sexta, no sábado e domingo, para não atrapalhar no trabalho semanal dos ribeirinhos.

Local – Os locais de matrículas, no caso do Projovem Campo, são as coordenadorias regionais de educação da SEDUC dos municípios de Itacoatiara, Autazes, Guajará, Manicoré, Humaitá, Silves, Borba e Novo Aripuanã.

Matrículas para o Projovem Urbano e Campo

Para realizar a matrícula, deve-se apresentar:

• Carteira de identidade e CPF;

• Certidão de nascimento (de filhos menores de 08 anos de idade);

• Comprovante de residência;

• Histórico escolar (caso não tenha, será aplicado um teste de proficiência para verificar se o aluno sabe ler e escrever).

• Não estar matriculado em curso regular.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano e Campo integra a política educacional, no âmbito da modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, em articulação com as políticas de juventude, administradas na secretaria pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da SEDUC.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui