27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Abertas inscrições para Oficina de Maquiagem Artística

Curso realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa é gratuito e voltado para iniciantes

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Maquiagem Artística – Módulo Iniciante, que acontecerá entre os dias 13 de março e 3 de abril, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu, 119, Cidade Nova). O curso realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, é gratuito, tem carga horária de oito horas e capacidade de até 20 alunos por turma.

Segundo Tiago Oliveira, coordenador do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, as aulas, ministradas por Romulo Hussen, acontecerão todas as sextas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Ele adianta que os interessados devem ter idade mínima de 13 anos e podem se inscrever até o dia 11 de março, no local onde será realizado o curso, com uma cópia da carteira de identidade e do comprovante de residência. O material necessário será de responsabilidade dos alunos.

“O curso vem para dar mais visibilidade ao lado ofícios da arte, através de técnicas e composição de métodos e materiais utilizados para harmonizar traços, luzes e sombras na aplicação da maquiagem artística”, afirma o coordenador. “As oficinas são itinerantes, nas unidades do Liceu em Manaus. Começam no Pedro Vignola, depois seguem para o Magdalena Arce Daou, Centro de Convivência do Idoso e finalizam em julho, no Sambódromo. No segundo semestre, teremos o nível intermediário neste mesmo rodízio”.

Incentivo – Para o titular da pasta de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, os cursos podem preparar profissionais para atender uma demanda que cresce na cidade, com a realização de grandes eventos, como Carnaval, Festival Amazonas de Ópera e Natal.

“A partir das oficinas, os participantes podem ingressar no mercado de trabalho em expansão e ampliar as oportunidades, uma vez que terão certificados do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro”, destaca o secretário.

Iniciantes – O instrutor Romulo Hussen adianta que a oficina é voltada para quem não tem experiência, mas com potencial para atuar em um mercado criativo. Ele explica que, na primeira aula, os alunos terão uma base teórica e o material necessário para utilizar durante o curso.

“A maquiagem tem uma gama infinita de possibilidades, e os alunos vão aprender, em um mês, desde a história de como surgiu, para que serviu, até como utilizar as cores”, comenta o instrutor. “A partir daí, os alunos podem ganhar dinheiro, trabalhando para eventos no shopping, datas comemorativas, festas infantis, peças teatrais, compondo personagens, figurinos e estéticas corporais. Todo mundo pode fazer esse curso”.

Romulo Hussen é ator, diretor e, desde 2012, trabalha como instrutor de teatro infantil, juvenil e adulto no Laboratório Teatral do Centro de Convivência Padre Pedro Vignola.

FOTO: Michael Dantas

spot_img