24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Abertura do 6º Jogos Psicomotores reúne mais de 300 crianças das escolas estaduais

Com muita animação e em clima de espírito olímpico, a Escola Estadual General Sampaio, localizada no bairro de São Jorge, zona oeste de Manaus, sediou, na manhã desta terça-feira (07/11), a solenidade de abertura do 6º Jogos Psicomotores da Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 4), reunindo mais de 300 crianças do Ensino Fundamental 1 de 13 escolas da CDE 4. As competições começam nesta quarta-feira (08/11) e seguem até sexta-feira (10/11), nas modalidades de futsal, queimada e circuito de atividades motoras.

Com o tema “Super-Heróis – Resgatando o super-herói dentro de você”, a arquibancada da quadra da escola estava tomada por alunos, que ficaram eufóricos quando os jovens atletas entraram com a bandeira de suas escolas, esbanjando alegria e disposição. Em um só coro, as crianças cantaram o hino nacional, seguido do acendimento da Pira Olímpica. A ginasta e aluna da Escola Estadual General Sampaio, Patrícia Raiane, conduziu o Fogo Simbólico. O aluno do 3º ano 2 da Escola Estadual Professor José Ribamar da Costa, Kaio Gomes Batista, proferiu o juramento do atleta.

A animação ficou maior quando começaram as apresentações culturais e, principalmente, quando apareceram os personagens da Disney e Marvel. Pato Donald, Pateta, Mikey, Minie, Hulk, Homem de Ferro e Homem Aranha fizeram belas apresentações e interagiram com as crianças.

Satisfação – A gestora da escola, professora Andrea Augusta Collas de Amorim, comentou que foi uma satisfação grande a instituição receber os Jogos Psicomotores. “Nós entendemos que os Jogos Psicomotores também contribuem para o processo ensino-aprendizagem, pelo qual a criança vai ver o que é lateralidade e vai fazer a socialização. Estávamos ansiosos para que acontecesse aqui”, destacou. Andrea Collas também disse que os professores abraçaram o evento e se empenharam para que tudo acontecesse como o planejado.

O coordenador da CDE 4, professor Raimundo Nonato, explicou que as atividades esportivas são importantes para o desenvolvimento dos alunos e que a realização dos Jogos Psicomotores é uma forma de incluir os pequenos nas práticas esportivas. “As crianças viam quando os maiores participavam dos jogos interclasses. Quando surgiu a ideia de se fazer os jogos psicomotores, houve a valorização dessas crianças, porque elas começaram a ter um amor maior pelo esporte e pela integração que o esporte promove”.

Paulo Hadad é pai da aluna Maria Antônia, 6 anos, do 1º ano do Ensino Fundamental. Muito entusiasmado, ele ficou contente ao ver a filha participar pela primeira vez dos Jogos Psicomotores. “O evento é mais bonito do que imaginava. Foi muito bem feito e melhora bastante a relação dela na escola, em casa e com a comunidade”, finalizou.

A CDE 4 – A Coordenadoria Distrital de Educação 4 possui 34 escolas estaduais localizadas nas zonas oeste e centro-oeste de Manaus, com um total de 25.173 alunos cursando este ano letivo. Oferece à comunidade o Ensino Regular do Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio, Avançar, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Mediação Tecnológica. Possui um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), com Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio; duas Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETIs), com Ensino Fundamental 2; e um Projeto Educação de Tempo Integral (Proeti) do Ensino Médio, bem como uma escola localizada na Reserva Ambiental, no Rio Negro.

Escolas participantes do 6º Jogos Psicomotores das CDE 4

1 – E.E. Joana Rodrigues Vieira, Glória
2 – E.E. General Sampaio, São Jorge
3 – E.E. Olavo Bilac, São Raimundo
4 – E.E. Santo Antônio, Santo Antônio
5 – E.E. São Luiz de Gonzaga, São Raimundo
6 – E.E. Coronel Pedro Câmara – CMPM 8, Compensa 2
7 – E.E. Waldemiro Peres Lustoza, Compensa 3
8 – E.E. Isaac Benayon Sabbá, São Jorge
9 – E.E. Marechal Hermes, Conjunto Cophasa, Nova Esperança
10 – E.E. José Ribamar da Costa, Conjunto Augusto Montenegro, Lírio do Vale
11 – E.E. Irmã Adonai Politi, Santo Antônio
12 – E.E. Duque de Caxias, Compensa 2
13 – E.E. Amélia Bittencourt Cardinale, Compensa 2

Programação:

Quarta-feira, 8 – futsal
Quinta-feira, 9 – queimada
Sexta-feira, 10 – Circuito motor

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui