25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Abrigo Moacyr Alves realiza cursos gratuitos em Manaus

Neste mês de fevereiro, o Abrigo Moacyr Alves realizou cursos gratuitos voltados aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuarão no Projeto de Cadeira de Rodas e interessados em atuar com a linguagem de libras.

Os treinamentos do Projeto de Cadeira de Rodas, realizado em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconteceram em dois períodos: de 11 a 15 de fevereiro e de 18 a 22 de fevereiro de 2019.

Participam das aulas 24 fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Abrigo Moacyr Alves, da Policlínica Codajás, do Centro de Reabilitação da Colônia Antônio Aleixo e do Hospital e Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo.

Os profissionais de saúde serão habilitados para fazer essa triagem dos pacientes que receberão as cadeiras de rodas no padrão da OMS.

O Projeto Cadeira de Rodas é uma iniciativa global desenvolvida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e tem o propósito de melhorar a mobilidade, a saúde, as oportunidades educacionais e econômicas das pessoas com deficiências físicas.

A coordenação do projeto escolhe organizações locais que sejam pontos de referência para a distribuição das cadeiras de rodas, após a devida seleção desse público. Em Manaus, a instituição escolhida foi o Abrigo Moacyr Alves, instituição referência, no cuidado da pessoa com deficiência.

Os próximos passos, cujos períodos serão posteriormente divulgados, serão o cadastramento e a avaliação por especialista, que determinarão a necessidade e o tamanho correto da cadeira, de acordo com a avaliação presencial de cada pessoa, para que a mesma seja feita sob medida.

A ideia é que sejam entregues, até o final deste ano, cerca de 600 cadeiras de rodas.

Curso de Libras Instrumental formou primeira turma

Com o propósito de oportunizar a linguagem de libras por meio dos processos de interação e comunicação com as pessoas surdas nos diversos setores da sociedade, o Abrigo Moacyr Alves realizou neste mês, o Curso de Libras Instrumental.

O curso foi ministrado pela Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialista em Saúde Funcional
Discente em Letras Libras DLL/UFAM, Ana Francisca F. da Silva.

Com a carga horária de 24h, o curso realizado de forma gratuita, será oferecido novamente neste primeiro semestre de 2019.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui