25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

ACA celebra 147 anos de fundação com outorga de medalha e posse de diretoria e homenagens

A mais antiga das Entidades do Amazonas Tradicional Outorga da Medalha J.G. Araújo vai ser entregue nesta segunda-feira.

A Associação Comercial do Amazonas, reconhecida como a ‘Mãe de todas as Associações’ fundada em 18 de junho de 1.871, celebra nesta segunda-feira,18, um dos principais encontros anuais da Entidade. É nesta solenidade festiva que se destaca e reconhece quem somou com o comércio e com os princípios da ACA.

A noite de homenagens será nesta segunda-feira, 18, a partir das 19h, será no auditório da Federação das Indústrias – FIEAM, localizado na Av. Joaquim Nabuco, n. 1919, Centro de Manaus.

Os agraciados esse ano são:

Antônio Kizem Rodrigues – Um dos diretores da Antônio Rodrigues & Cia. Ltda., empresa que completou 61 anos de existência, sendo 57 anos da Foto Nascimento e 4 anos da FUN Festa, empregando diretamente 150 colaboradores.

Armando Silva Dib – Empresário que fez de pequeno negócio, uma reconhecida empresa comercial no atacado e varejo, denominada Casa Universal Ltda.

Muni Lourenço Silva Júnior – É Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas- FAEA desde 2010, entidade que representa a classe patronal Agropecuária do Estado. Ano passado foi eleito segundo Vice-Presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, entidade máxima de representação do agronegócio brasileiro.

Osvaldo Cruz Hagge – Há 41 anos dirige a empresa COMAC Importação e Exportação Ltda., especializada em revestimentos e porcelanatos de altíssima qualidade. Desde 2003, recebe anualmente o Prêmio Destaque Revestir & Revista Anamaco dado aos melhores “Revendedores de Revestimentos Cerâmicos” da Região Norte.

Rui Felix dos Santos – É diretor e membro titular do Conselho Fiscal da ACA. Desde 2004 este representante comercial atua no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas e é o Presidente deste Conselho pela terceira vez. Em 2015 a empresa dele, a COL-BRASIL Representações Ltda, foi eleita a melhor empresa de representação do Brasil pela empresa de pesquisa Braslider (Associação Brasileira de Liderança).

Além disso, durante a sessão comemorativa de 147 anos da Entidade tomam posse o Presidente da ACA, Ataliba David Antônio Filho e di2018-2020 e 1/3 da diretoria plena, triênio 2018-2021. A escolha foi por aclamação a chapa única. Ataliba Filho é o atual Presidente e foi reeleito, em chapa única, por aclamação. “Estamos cada vez mais buscando a sustentabilidade da nossa Entidade, esse o caminho, conseguimos colocar as contas em dia e vamos continuar atrás de alternativas que nos levem ao crescimento sustentável e também seguiremos nossa determinação numa gestão baseada no diálogo, a ACA mantém um bom relacionamento com todas as demais Entidade e está ativa nos conselhos consultivos que integra. Queremos ainda mais estreitar os laços de apoio aos interesses dos comerciantes, sempre evidenciando o melhor para a nossa capital e o nosso Amazonas,” disse Ataliba Filho.

Saiba mais: ACA – Entidade centenária​

Criada pelo comerciante José Coelho de Miranda Leão em 18 de junho de 1871, a Associação Comercial do Amazonas teve como principal objetivo desde a sua fundação defender os interesses da classe comercial. É reconhecida como órgão de utilidade pública pelos governos municipal, estadual e federal, a ACA atualmente conta com cerca de duzentos e vinte associados que são empresários preocupados com o desenvolvimento da classe e da expansão do comércio. Já passaram pela ACA personalidades como Emílio Moreira, Miranda Leão e Guilherme Moreira que são reconhecidos na atualidade por darem nome a algumas das principais ruas do centro de Manaus. José Coelho de Miranda Leão, João José de Freitas Guimarães e Guilherme Moreira foram os presidentes de 1871 a 1880 iniciando a longa e fulgurante caminhada de sucesso e de realizações desta augusta Instituição.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui