24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Ação da Manaus Ambiental vai possibilitar inclusão digital para famílias carentes no Petrópolis

O fim de semana foi especial para as famílias do bairro Petrópolis, zona Sul, com a execução de mais uma etapa do programa “Dia do Voluntariado”, da Manaus Ambiental e Rio Negro Ambiental. Dessa vez, a ação de cidadania e responsabilidade social foi realizada na Associação de Moradores de Petrópolis (Somap), na rua José Florêncio, 930, e possibilitou a retomada de um projeto antigo da comunidade, que visa promover a inclusão digital de pessoas de baixa renda, entre crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade.

Além do mutirão de limpeza, reforma e pintura da sede, desenvolvido de forma voluntária pelos próprios funcionários e colaboradores das duas concessionárias, a Somap recebeu 12 computadores de última geração, que serão utilizados pelos alunos em duas salas, durante a realização dos cursos de informática. A inauguração oficial está prevista para o próximo mês de dezembro. Ao todo, três turmas serão criadas (manhã, tarde e noite), com 26 alunos cada.

O dia “Dia do Voluntariado” foi criado há mais de nove anos e está na 19ª edição. No Petrópolis, a exemplo das demais edições, a iniciativa também contou com a participação de familiares dos voluntários, entre os quais crianças, que participaram de atividades lúdicas, enquanto os pais realizavam os trabalhos coordenados pelo Departamento de Comunicação e Responsabilidade Social da Manaus Ambiental.

A Somap foi fundada no dia 25 de fevereiro de 1982 e funciona numa área total de 26 metros de frente por 82 metros de fundo, com quadra poliesportiva, centro social e quatro salas, além das duas que abrigarão as aulas de informática.

Atualmente, a instituição tem aproximadamente 2,5 mil associados e também realiza outras atividades de qualificação profissional nas áreas de manutenção de ar-condicionado, eletricidade básica, agente administrativo, atendente de farmácia, atendimento ao cliente, entre outras.

Na avaliação do diretor de Regulação e Meio Ambiente da Manaus Ambiental, Arlindo Sales, o trabalho voluntário é mais um exemplo de cidadania a ser seguido, dado principalmente por quem vive o dia a dia da concessionária de água e esgoto.

“O objetivo é plantar uma semente no coração de nossos funcionários, no sentido de que eles possam multiplicar esse voluntariado na cidade e nas suas comunidades”, destacou.

Para participar do Dia do Voluntariado, a Somap foi escolhida por uma comissão composta de membros do Comitê Socioambiental da Manaus Ambiental, entre dez instituições inscritas, após um processo que durou dois meses, entre inscrição (por meio de edital) e visita às bases dessas instituições.

Na opinião do presidente da Somap, Laílson Pequeno, 48, a Manaus Ambiental e a Rio Negro Ambiental dão um grande exemplo para o desenvolvimento social das famílias, ao desenvolverem juntas, um programa de tamanha relevância social.

“Esse trabalho é extremamente importante, principalmente para situações como a nossa, que precisamos muitas vezes tirar dinheiro do próprio bolso para fazer os trabalhos. É um grande passo, a comunidade vai tomar conhecimento. Outros empresários devem seguir o mesmo caminho e ajudar as demais comunidades”, ressaltou Laílson.

Programa

O Dia do Voluntariado é realizado duas vezes por ano. No primeiro semestre foi organizado no Lar das Marias, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. O objetivo é estimular, difundir e consolidar a cultura de responsabilidade social corporativa entre os envolvidos na ação.

A iniciativa visa apoiar de forma voluntária, por meio dos colaboradores da Manaus Ambiental e da Rio Negro Ambiental, instituições sem fins lucrativos, dotadas de projetos ou ações socioambientais que contribuam para a promoção e o desenvolvimento social e econômico das comunidades e no entorno delas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui