Ação de cidadania ribeirinha atende mais de 600 pessoas em comunidade do rio Negro

Localizada no rio Negro, a comunidade Santa Maria do Rio Negro recebeu, nesta sexta-feira, 16/7, uma ação de cidadania da Prefeitura de Manaus com diversos serviços de assistência social à população ribeirinha da localidade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

As famílias tiveram acesso aos serviços de documentação (2ª via do RG e Certidão de Nascimento), embelezamento, roda de conversa com as mulheres, preparação de detergente, massoterapia, teste de visão, orientação em saúde bucal, atividade lúdica com o Conselho Tutelar Zona Rural, distribuição de sementes pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), emissão de Carteira de Trabalho Digital, além de ações desenvolvidas pela Cruz Vermelha e pelas secretarias municipais de Educação (Semed), de Limpeza Pública (Semuls) com os Garis da Alegria, e Fundo Manaus Solidária.

“Para nós da Semasc, é uma satisfação muito grande estarmos em todas as comunidades ribeirinhas, levando cidadania aos moradores dessas áreas. Nas próximas semanas estaremos em outras comunidades, tanto do rio Negro quanto do rio Amazonas, conforme determinou nosso prefeito David Almeida”, afirmou Moises Gusmão, responsável pelas ações.

Rosinete Freitas é da comunidade Terra Preta, vizinha da Santa Maria do Rio Negro, e aproveitou a oportunidade para atualizar o Cadastro Único. “Para nós, é muito distante ter que ir a Manaus atualizar um documento. Tem que fazer agendamento, por causa da pandemia, e isso dificulta. Então, vindo aqui na comunidade. Facilitou bastante”, concluiu.

Ao todo, foram realizados 660 atendimentos. A próxima ação de cidadania será dia 22 de julho, na comunidade Monte Sinai, também no rio Negro.

Texto – Leonardo Fierro / Semasc

Foto – Divulgação / Semasc