A equipe de ações em saúde itinerante da Unidade Básica de Saúde (UBS), “Dr. Aldrin Verçosa Dias”, realizou na manhã desta quinta-feira, 29 de janeiro, a mobilização para o atendimento médico, odontológico, de enfermagem para beneficiar as famílias do Ramal Macurany, nos loteamentos Tonzinho Saunier e Teixeirão. Ao todo foram mobilizadas 75 famílias, sendo 30 do Ramal Macurany, 10 do loteamento Teixeirão e 35 do loteamento Tonzinho Saunier.

A ação contou com a atuação do médico Rubens, da odontóloga Marta Hanna, enfermeira Patrizia Farias, além de técnicos de enfermagem, vacinadores, agentes comunitários de saúde e acadêmicas do curso de saúde da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para a senhora Izadora Albuquerque Soares, moradora do Ramal Macurany, a facilidade em ser atendida em uma ação como essa incentiva as pessoas a participarem das mobilizações em saúde. “Ao chegar na recepção e depois na triagem, somos bem recebidas e em seguida somos encaminhadas para o médico”, testemunhou a dona de casa.

De acordo com a secretária de saúde, Rainez Rocha, os atendimentos itinerantes que levam assistência médica para as comunidades mais afastadas dos centros de saúde foram ampliados para atender uma demanda maior de pessoas em toda a cidade e também no interior. “Essa é a determinação do prefeito Alexandre em proporcionar o acesso ao sistema de saúde pública para todos os cidadãos do município”, disse Rainez.

Entre os atendimentos estavam aplicações de vacina contra a poliomielite, sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola, entre outras, e atualização da carteira de vacina das crianças, bem como testes rápido de HIV, sífilis e diabetes. No serviço odontológico foram realizadas orientações sobre prevenção ao surgimento de cáries, avaliação da saúde bucal e modo de escovação correta dos dentes.

Após os atendimentos com a doutora Marta Hanna, caso necessário, os pacientes eram encaminhados aos Centros de Saúde para o tratamento dentário. No atendimento médico e de enfermagem, os pacientes que receberam a receita com indicação de medicamentos passavam pela farmácia montada para a ação e recebiam os medicamentos, desde que fossem itens da farmácia básica, como determina o Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here