24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ação ilumina o Teatro Amazonas em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Objetivo é promover a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com Down na sociedade

As luzes que iluminam o Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, ganharam as cores azul e amarelo neste final de semana. A ação, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), homenageia o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado neste domingo (21/03).

No sábado (20/03), equipes da secretaria executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc entregaram lacinhos nas cores da campanha e panfletos informativos aos transeuntes do Largo de São Sebastião. O objetivo da ação é promover a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com Down na sociedade, além de trazer para discussão o tema e combater preconceitos.

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destacou a importância de se celebrar, anualmente, datas como o Dia Internacional da Síndrome de Down.

“É uma data que nós temos que reforçar mais a cada ano. Precisamos abrir os olhos da sociedade para que as pessoas entendam que precisam enxergar e valorizar o cromossomo 21, conhecido como o cromossomo do amor. A pessoa que tem síndrome de Down é especial em todos os sentidos da vida. São pessoas que precisam ser enxergadas, valorizadas e incentivadas para que possam demonstrar, cada dia mais, o seu talento, colocando-as no posto que merecem perante a sociedade”, afirmou.

Segundo a secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, o evento busca trazer visibilidade para as pessoas com Síndrome de Down e oferecer conforto às famílias.

“Queremos quebrar o tabu de que a pessoa com síndrome de Down não pode trabalhar ou que é um eterno bebê. O diagnóstico não é uma sentença, não é o destino daquela pessoa. Hoje existem muitas terapias com fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, que ajudam no desenvolvimento dessas pessoas”, disse.

O evento contou ainda com a presença da deputada estadual Joana D’arc, que deu à luz, no início do mês, a um bebê com síndrome de Down.

Dados – De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, estima-se que no Brasil um em cada 700 nascimentos ocorre o caso de trissomia 21, totalizando cerca de 270 mil pessoas com síndrome de Down.

FOTO: Raine Luiz/ Sejusc

spot_img