As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Ação integrada garante sucesso na Segurança durante passagem da Tocha Olímpica em Manaus

Durante coletiva do balanço das ações de segurança empregadas durante o revezamento da Tocha Olímpica em Manaus, na manhã desta terça-feira (21), o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (Seagi/SSP-AM), coronel Dan Câmara, ressaltou que o planejamento e integração entre os órgãos garantiram que o evento transcorresse de forma tranquila nos dois dias da passagem do fogo olímpico (19 e 20 de junho).

“Não tivemos qualquer situação que comprometesse a operação de segurança que foi uma ação considerada extremamente complexa, por conta da dinâmica do evento olímpico, até mesmo se comparado aos jogos que estão por vir. O revezamento iniciava num ponto e terminava no outro. A cada quilômetro encontramos uma novidade. Foi preciso acompanhar esse dinamismo e coordenarmos a evolução da segurança”, explicou.

Ainda segundo o secretário da Seagi/SSP-AM, o plano de ações integradas dos órgãos de segurança mostrou-se eficiente e contou com a montagem das estruturas dos Centros de Comando e Controle, mapeamentos das rotas da passagem da tocha, presenças de policiamento ostensivo e de órgãos de fiscalização in loco, além de monitoramento em tempo real de toda a movimentação pela capital e nos municípios.

“Tudo ocorreu dentro do previsto. Não tivemos situações de ocorrências. Em operação de segurança, geralmente, as pessoas perguntam: Mas não aconteceu nada? É justamente para isso que estávamos trabalhando, para que nenhum fato causasse instabilidade e o evento todo fosse de forma tranquila”, pontuou.

Ações para os jogos – Dan Câmara informou ainda, na coletiva de imprensa, que os órgãos deram início das ações de segurança e proteção para os jogos olímpicos. “A partir do dia 4 de julho vamos começar a refinar as informações. Está prevista a chegada no dia 29 de julho das primeiras delegações no Estado. O nosso foco será manter a sensação de segurança à população manauara e aos visitantes nacionais e internacionais que vierem prestigiar os jogos”, concluiu.

Integração – Para o coordenador do Comitê Estadual Organizador Manaus 2016, Mário Aufiero, o sucesso dado no revezamento da Tocha pelo Amazonas se deu por conta da integração entre as secretarias estaduais que atuaram juntas durante todo o revezamento. “Manaus, Presidente Figueiredo e Iranduba estão de parabéns e eu agradeço toda a cooperação que foi muito salutar. O sucesso nessa operação, inédita no nosso Estado, mostra que estamos prontos para organizar com muita eficácia a organização dos jogos do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016”, afirmou.