27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ação social para imigrantes venezuelanas ocorre neste sábado em Manaus

Em alusão ao mês da mulher, será realizada neste sábado (23), das 8h às 14h, a ação social #PorElas, voltada para o desenvolvimento de mulheres imigrantes venezuelanas – indígenas e não-indígenas. A iniciativa ocorrerá na Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós, na Redenção, e tem a expectativa de atender aproximadamente 200 pessoas.

Durante a ação, será realizada a entrega de roupas e calçados femininos arrecadados por meio de doação, principalmente para que possam ser usados na busca por emprego, além de produtos de higiene e roupas infantis. Também serão realizadas atividades como palestra, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele, massagem, lanche e brincadeiras para as crianças.

A iniciativa é coordenada pelo Sidia – Instituto de Ciência e Tecnologia e tem a participação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Centro Universitário Uninorte, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e Projeto Hermanitos.

“Queremos contribuir não só para a melhoria de vida do nosso público interno, mas também com a comunidade do nosso entorno”, explica Vânia Capela, diretora administrativa do Sidia. “Por isso, junto com os nossos parceiros buscamos diversificar a forma como o Mês das Mulheres é celebrado, visando ajudar e minimizar as necessidades das pessoas que têm buscado refúgio em nosso País”, finaliza a executiva.

Para Patrícia Pilatti, uma das idealizadoras do Projeto Hermanitos, que visa a inserção de imigrantes venezuelanos no mercado de trabalho, oferecer auxílio às refugiadas é uma questão de cidadania. “São inúmeras mulheres que buscaram refúgio no país devido à forte crise política, social e econômica instalada na terra onde nasceram. Depois de viajar milhares de quilômetros com bolsos vazios, não encontraram o acolhimento almejado. Estão em abrigos superlotados ou vivendo nas ruas. É necessário fazer mais por essas pessoas”, destaca.

A ação social #PorElas reunirá mais de 70 voluntários e faz parte das estratégias da nova campanha de responsabilidade social e ambiental, We Respect, do Sidia.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui