Em resposta aos crescentes desafios da seca no Amazonas, o governo estadual, representado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), deu as boas-vindas à coordenadora nacional do Serviço de Situações de Calamidades Públicas e Emergências no Sistema Único de Assistência Social (Suas), Vera Campelo. A visita, que integra uma iniciativa conjunta com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo Federal, teve o objetivo de avaliar em primeira mão os impactos da estiagem nos municípios mais afetados.
Rio Preto da Eva, localizado a apenas 57 quilômetros de Manaus, foi o primeiro a ser visitado, com o roteiro finalizado nesta sexta-feira, 19 de outubro. Outras localidades, incluindo Beruri, Iranduba, Manacapuru e áreas próximas à capital, que enfrentam as consequências da seca, também estiveram na agenda de Vera Campelo.
“Nosso principal objetivo é entender a realidade dessas comunidades. Com esse entendimento, podemos determinar a melhor forma de assistência, reconhecer as necessidades específicas de cada município e unir esforços para fornecer soluções adequadas”, enfatizou a coordenadora Vera.
Lideranças locais, como a secretária executiva adjunta da Seas, Selma Melo, e Adriana Pellin, diretora do departamento de Proteção Social Especial (DPSE), estiveram presentes e reforçaram a importância desta colaboração. “Esta visita oferece uma oportunidade única de obter recursos federais direcionados com precisão e impacto, alinhados às necessidades reais do nosso povo”, observou Pellin.
Imagem: Kerolyn Leigue/Seas