26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Ações de incentivo ao aleitamento materno ganham força com o Agosto Dourado

Pilar da estratégia global para a alimentação na primeira infância, a amamentação será destaque nas ações de saúde do Município durante todo este mês. Nesta terça-feira, 1º de Agosto, a prefeitura lançou a programação do Agosto Dourado, que se inicia juntamente com a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno e com a Semana do Bebê Manauara.

Durante a abertura do evento, realizada na Maternidade Moura Tapajoz, zona Oeste da capital, o prefeito Arthur Virgílio Neto lembrou a recente assinatura da Lei Municipal 2.231, de 17 de julho de 2017, que concede licença maternidade de seis meses para servidoras comissionadas e adotantes, além das efetivas, que já usufruíam do direito. “Isso significa mais saúde, mais conforto e tranquilidade para toda a família.”

Ainda em 2014, o prefeito instituiu o Agosto Dourado no Calendário Oficial do Município, por meio da Lei 1.925, de 13 de novembro, como ferramenta para fortalecer a saúde nos primeiros anos de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, a cada ano, um milhão e meio de mortes poderiam ser evitadas através da prática do aleitamento materno. Por isso, a importância de se criar estratégias que deem visibilidade à amamentação, incentivando a reflexão sobre o tema entre instituições, famílias, grupos e empresas.

“O Todos podem colaborar de uma forma ou de outra”, destacou

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, reforçou que este ano as atividades que integram o evento serão direcionadas para o papel do pai no contexto do cuidado com a família e da amamentação. Segundo ele, é uma referência à amamentação como o padrão ouro para a alimentação infantil, prevenindo doenças e fortalecendo o organismo da criança. “Diversos estudos comprovam que o aleitamento materno traz muitos benefícios para as crianças e toda sociedade.”

A chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas, explica que crianças em aleitamento materno exclusivo têm, ao menos, 2,5 vezes menos episódios de doenças do que as que tomam substitutos de leite materno. Além disso, as crianças que não se alimentam, exclusivamente, com o leite materno até os seis meses de vida apresentam risco 25 vezes maior de morrer por diarreia. Vale destacar também que as crianças menores de um ano que não são amamentadas têm um risco três vezes maior de morrer por uma infecção respiratória do que as que são amamentadas.

Ainda durante o lançamento da programação do Agosto Dourado, que este ano tem como tema “Aleitamento Materno e Paternidade”, a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko, entregou a premiação da “Mãe Doadora do Ano”. Priscila Oliveira Pinto, que não pôde comparecer à cerimônia, foi homenageada por doar mais de 15 litros de leite materno durante todo o ano passado.

O vendedor Sérgio Garcia de Souza também foi homenageado por ter sido o pai que mais participou nas consultas de pré-natal de sua esposa. Ele é pai de dois filhos e aguarda o nascimento do terceiro. “Esse é meu recado aos homens, que sejam companheiros de suas mulheres nesse momento, que mostrem preocupação com ela e com o bebê.”

Durante todo o mês de agosto, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão promover ações de rodas de conversa com gestantes, mães, pais, cuidadores e com a comunidade em geral, marcando o Agosto Dourado. A Semsa também vai apoiar a realização da “Hora do Mamaço”, evento realizado pela organização civil Mães Bares, marcado para o próximo dia 5 de agosto, na praça de São Sebastião, no Centro, com apresentação cultural e exposição de fotos de mães amamentando e dos pais apoiando.

A programação também vai envolver os Distritos de Saúde (Disa) Sul, Leste, Norte, Oeste e Rural, que irão promover cinco festivais pela “Semana do Bebê Manauara” com a realização de rodas de conversas sobre paternidade e cuidado, pré-natal, ações educativas em saúde bucal, alimentação complementar saudável, além de atividades lúdicas como “contação” de histórias, teatro, brincadeiras e atividades físicas infantis.

As ações do Agosto Dourado ainda terão a participação de entidades como Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (Assago), a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), Associação Brasileira e Enfermeiros Obstetras do Amazonas (Abenfo-AM), Unicef Amazonas, a United Way Brasil – Gerente de Projetos para o Amazonas e Acre, e secretarias municipais de Educação (Semed) e da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

SEMANA DO BEBÊ MANAUARA

FESTIVAL DISA LESTE
Dia: 4.8 – sexta-feira
Creche Municipal Manoel Otávio – avenida Solimões com a rua 17, Loteamento Jardim Mauá, Distrito Industrial

FESTIVAL DISA SUL
Dia: 11.08 – sexta-feira
Creche Magdalena Arce Daou – rua Professor Carlos Mesquita, Santa Luzia, zona Sul

FESTIVAL DISA RURAL
Dia: 18.8 – sexta-feira
Escola São José I – comunidade de Livramento, zona Rural

FESTIVAL DISA NORTE
Dia: 25.8 – sexta-feira
Cmei Professora Sofia Soeiro do Nascimento – Residencial Viver Melhor (I Etapa), avenida Rio Paru, quadra 202, nº 107, Lago Azul, zona Norte

FESTIVAL DISA OESTE
Dia: 31.8 – quinta-feira
Creche Ana Lopes Pereira – rua Alvares de Azevedo, conjunto Aruanã, Compensa, zona Oeste

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui