Take a fresh look at your lifestyle.

Ações do Idam fomentam o setor agrícola e florestal de São Sebastião do Uatumã

-publicidade-

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem realizado diversas ações em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), com o objetivo de fomentar o setor primário de forma sustentável e viabilizar alternativas econômicas para o desenvolvimento do município, contando com o apoio da Secretaria de Produção municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Conforme explicou a gerente da unidade local no município, Denise Barbosa, apenas nesta semana foram realizadas entregas de produção agrícola ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ações de capacitação para os produtores inseridos na cadeia produtiva da madeira.

As entregas ao PAA foram realizadas entre terça-feira e quarta-feira desta semana (08/12 e 09/12). Segundo Denise, o programa conta este ano com 20 produtores familiares inscritos, com uma produção estimada de cerca de 60 toneladas de alimentos, entre eles melancia, farinha, farinha de tapioca, abacaxi, cupuaçu, pepino, abóbora e banana pacovã.

“A produção dos produtores familiares de São Sebastião do Uatumã aumentou em 80% em relação ao ano de 2019. Cerca de 15 toneladas já foram entregues, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, a famílias em situação de vulnerabilidade”, disse Denise.

Mais ações – Também nesta semana, entre os dias 07 e 10 de dezembro, o Idam apoiou a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) em ações com membros da cooperativa Constrói, com cursos de capacitação para os atores envolvidos na cadeia produtiva da madeira, como detentores de planos de manejo, motosserristas, carpinteiros navais e moveleiros. A ação envolveu ainda visitas técnicas ao polo moveleiro e estaleiro do município.

O Idam também tem trabalhado em conjunto com a associação de produtores da Comunidade Nova Jerusalém (Conalen) na elaboração de projetos de crédito rural. De acordo com Denise, o Idam recebeu no dia 02 de dezembro uma equipe do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) para a segunda etapa da seleção de projetos, com um valor equivalente a cerca de R$ 150 mil em implementos agrícolas, que incluem uma casa de farinha, uma empacotadora, um trator e um motor 40hp com bote para a associação.

FOTO: Divulgação/Idam

-publicidade-