25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Ações do ‘Requalifica’ estão mudando cenário urbano de Manaus

Com mais de 500 vias mapeadas em suas quatro etapas, algumas já concluídas e outras em execução, o Programa de Requalificação Urbana e Viária de Manaus, o “Requalifica”, têm mudado a paisagem e a trafegabilidade das ruas por onde passa. “Manaus nunca viu um volume de obra tão grande. É, sem dúvida, o maior programa de recapeamento já realizado na capital”, afirma o prefeito Arthur Virgílio Neto, que na próxima segunda-feira, 10/2, fará um balanço dos seus sete anos de mandato na abertura do ano legislativo 2020 na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Somente pelo Requalifica 1, já finalizado, foram 205 vias e 100 quilômetros de novo asfalto aplicado em quatro lotes de obras. Ainda estão em execução o Requalifica 2, que deve alcançar outras 95 ruas, e o Requalifica 3, que segue atendendo a programação de 121 vias. Mais recentemente, a Prefeitura de Manaus também deu início ao Requalifica 4, contemplando mais 165 vias e que começou no bairro Puraquequara, onde será recapeado uma extensão de 15 quilômetros da estrada que se estende da bola do Armando Mendes até a entrada da vila.

“Nossas ações têm priorizado os corredores viários do transporte coletivo, melhorando a trafegabilidade e a qualidade da viagem para milhares de passageiros, que fazem uso diário dessas rotas. Nas vias transversais estamos entrando com o programa de tapa-buracos, que já soma R$ 200 milhões em recursos, para serem aplicados na recuperação das vias que não forem atendidas pelo Requalifica, o que é muito importante para infraestrutura dentro dos bairros”, explica o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar.

E os motoristas que trafegam pelas vias já concluídas notam a diferença, como Paulo Sampaio, morador do bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, que é motorista de aplicativo. Na área, vias como Maneca Marques, Carlota Joaquina, Darcy Vargas, Ivanete Machado e professor Samuel Bechimol receberam investimentos na infraestrutura viária.

“Estava viajando e na volta fui surpreendido com o excelente trabalho de infraestrutura no meu bairro. Ruas totalmente novas, sinalizadas corretamente, que nos dão conforto e segurança. Eu que passo o dia dirigindo senti a diferença”, conta Sampaio.

Além da zona Centro-Sul, pontos como a avenida Belo Horizonte, no bairro Ouro Verde; Visconde de Santa Cruz, Cidade Nova, Monsenhor Coutinho e avenida Ayrão, no Centro, também estão com os serviços em pleno andamento.

Texto – Polyana Brelaz / Seminf

Foto – Diego Caja / Seminf

spot_img