Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Ações em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente são realizadas pela FAS

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promoverá neste sábado, dia 5, a partir das 9h, atividades ambientais no Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, onde moram mais de 1,5 mil indígenas de 35 etnias. Além disso, no domingo, dia 6, terá uma atividade com plantio de mudas nas margens do Igarapé do Gigante, também situado na zona oeste.

As ações serão coordenadas pelos programas Cidades Sustentáveis e Agenda Indígena da FAS, com apoio da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem da Amazônia (SDSN Amazônia), que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU) e é secretariada pela FAS.

No sábado, terá a Feira de Exposição de Artesanato e Comidas Típicas, com a venda de produtos e gerando renda para os moradores do Parque das Tribos. Também acontecerá uma roda de conversa interativa sobre separação adequada de resíduos sólidos, relatos de práticas sustentáveis diárias e a visão indígena em relação à importância do meio ambiente, além da distribuição e do plantio simbólico de mudas frutíferas.

Já no domingo, dia 6, a partir das 9h, a programação será realizada na Praça das Flores, localizada na Rua Croto, Conjunto Flamanal, no bairro Planalto, com palestras sobre consumo consciente de água, alimentação vegana e resíduos sólidos. Além disso, haverá uma ação de revitalização da área ao lado da igreja Mãe da Amazônia, situada no conjunto Jardim de Versalles, também no bairro Planalto, zona centro-oeste, onde há uma lixeira “viciada”. A ação visa limpar e arborizar o terreno com o plantio de mudas frutíferas.

PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO – Dia 5 de Junho – PARQUE DAS TRIBOS

09h00 – 09h20 Abertura da Feira de Exposição de artesanato

Facilitadora: Coordenadora da Agenda Indígena da FAS, Rosa dos Anjos.

09h20 – 10h30 Espaço de conscientização sobre a importância do Meio ambiente e separação adequada de resíduos em formato interativos

Facilitadora: Coordenadora da SDSN Jovem Amazônia, Gabrielly Santana.

10h30 – 11h00 Plantio simbólico de mudas ou distribuição de mudas a jovens

Facilitadores: Colaboradores do Programa Cidades Sustentáveis da FAS, Maryane Andrade e Gabriel Cavalcante.

09h40 – 10h30 Roda de conversa da visão Indígena sobre o Meio Ambiente

Facilitadora: Consultora da Agenda Indígena da FAS, Samela Sateré Mawé.

09h40 – 10h30 Encerramento

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO – 6 de Junho – BAIRRO PLANALTO

9h – Palestras sobre consumo consciente de água, alimentação vegana e resíduos sólidos e ação de revitalização da área ao lado da igreja Mãe da Amazônia, com limpeza e arborização do terreno com o plantio de mudas frutíferas.

Foto: Acervo pessoal

-publicidade-