O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ampliou, em 2018, as ações voltadas ao atendimento de Pessoas com Deficiência (PCDs). As mais recentes conquistas incluem o Termo de Cooperação Técnica entre Cetam e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e a inclusão de novos cursos no catálogo para atendimento a PCDs.

As ações também contemplam o investimento em metodologias de ensino diversificadas, como tecnologias assistivas específicas e acompanhamento do ensino-aprendizagem.

De acordo com o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, a busca por parcerias e a implantação de novos cursos, visam aumentar e fortalecer a inclusão de deficientes no mercado de trabalho. “Buscamos ações e alternativas de cursos com base nas necessidades das pessoas com deficiência e a partir de estudos sobre demandas de mercado para garantir empregabilidade e renda”, disse.

Seped – A partir do Termo de Cooperação Técnica com a Seped, assinado em outubro, o Cetam iniciou os cursos de Tranças e Penteados, Leitura de Componentes Eletrônicos, Corte e Costura, Espanhol e Confeitaria de Doces e Salgados, voltados inteiramente a PCDs e seus familiares. No total, serão sete cursos técnicos e 19 cursos de qualificação profissional.

Em dois meses, a parceria permitiu a qualificação de 90 pessoas com deficiência e seus familiares, entre deficientes visuais, auditivos, físicos e intelectuais. Atualmente, o curso de Corte e Costura está sendo desenvolvido no Instituto Silvério de Almeida Tundis e no Abrigo Moacyr Alves, para um total de 30 pessoas.

Novos cursos – Outro grande passo dado pelo Cetam é a implantação de cursos técnicos e de qualificação com ênfase na formação de PCDs. Parte disso é o curso Técnico em Mecatrônica, com ênfase na indústria 4.0, para surdos. Braços Robóticos já estão em processo de aquisição para fazerem parte do laboratório de uso dos alunos. O curso de qualificação profissional em Desenvolvimento Web para surdos também foi acrescido ao catálogo de cursos e deve ser lançado em breve.

Entidades Beneficiadas- Entre as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) beneficiadas com os cursos do Cetam, em 2018 estão a Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), a Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam), Instituto Silvério de Almeida Tundis (Isat) e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan) e Abrigo Moacyr Alves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here