Ação é a palavra principal da Virada Sustentável Manaus que chega ao seu quinto ano realizando mais de 160 atividades gratuitas de sexta (27) a domingo (29), em diversos espaços públicos de Manaus. Além de atividades culturais e socioambientais, o festival oferecerá gratuitamente serviços sociais à população, entre eles exames de saúde, massagens e palestras educativas.

Exames oftalmológicos e doação de óculos para a população serão realizados pela organização VerBem Amazonas, sábado, das 8h às 12h, na Praça da Matriz. No mesmo local, o Banho do Bem estará, das 13h às 17h, com um caminhão que tem chuveiros e outras atividades, atendendo pessoas em situação de rua, com acesso à banho, doação de roupas, kits de higiene pessoal, lanche, corte de cabelo e serviços de enfermagem.

A ajuda aos moradores de rua também ocorrerá no Largo São Sebastião pelo o grupo Mãos que Cuidam. Serão oferecidos serviços de corte de cabelo, limpeza de pele, doação de lanches, roupas e sapatos no sábado e domingo, das 8h às 17h. Além disso, a atividade terá uma Feira de Saúde, na qual os moradores receberão orientações sobre a importância e os benefícios para a saúde com relação a água, sol, alimentação saudável, etc. O grupo independente também estará recolhendo doações para próximas ações sociais.

No bairro Redenção, também no sábado, a Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar Social do Amazonas (SOCIAMA) realizará Teste de Tipagem Fluodoral (HIV), oferecerá atendimento psicológico, informações sobre as hepatites virais e distribuição de preservativos, das 8h às 13h. Todas as ações são gratuitas.

No domingo (28), os destaques incluem uma ação de atendimentos, orientações e simulações em atendimento de primeiros socorros, coordenada pela Cruz Vermelha Brasileira Amazonas, das 8h às 17h, no Largo São Sebastião.

Bem-estar

Valorizar a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental também promove mais saúde e longevidade. O tema faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que direcionam a concepção temática da Virada Sustentável Manaus. Para isso, atividades nesta área foram incluídas na programação.

Para quem não se importa em acordar cedinho no sábado (27), o festival começará às 5h com a Yoga na Torre, realizada na Torre do Museu da Amazônia (Musa), localizado na Avenida Uirapuru, s/n – Cidade de Deus. Pessoas com ou sem experiência na prática podem participar, pois o objetivo da aula é esclarecer e levar o yoga de forma fácil, prática e explicativa para todas as pessoas, de todas as idades. Já quem quiser experimentar a prática em outro horário, pode optar pela Yoga no Bosque, realizada às 8h no Bosque da Ciência (Rua Bem-te-vi, 1, Aleixo) ou, no mesmo dia e horário, no Parque do Mindu, no bairro Parque 10.

O Espaço Saúde e Vida estará em funcionamento no Largo São Sebastião para realização de massoterapia. No sábado (27) e domingo (28), das 8h às 17h, profissionais da área promoverão a quick massage, uma técnica de massagem rápida, indicada para pessoas que tem o dia a dia corrido e precisam de um momento para relaxar. Essa técnica combate sintomas do estresse e promove o bem- estar físico, mental e espiritual. O Bosque da Ciência, no Aleixo, também terá um stand de quick massagem somente no domingo (28), das 8h às 14h.

Outra atividade será a Constelação Familiar, uma nova terapia reconhecida pelo Ministério da Saúde para manutenção e prevenção da saúde e pelo Ministério da Justiça na resolução de conflitos familiares. São técnicas que ajudam a compreender questões que muitas vezes não conseguimos resolver pelos métodos tradicionais, seja familiar, financeira ou em relação à saúde. Será realizada no sábado e domingo, às 16h, no Largo São Sebastião.

Para fechar a programação voltada ao bem-estar, vai ter até festa. No domingo será realizada, pela primeira vez em Manaus, a Wake (do inglês acordar, despertar), a partir das 8h. É uma festa matinal que propõe ressignificar a lógica urbana e proporcionar um novo olhar das pessoas para si mesmas e seu dia a dia. É um experimento social que desafia as pessoas a reinventarem sua rotina, uma celebração que ocorre ao nascer do dia, convidando todos a fazerem yoga, dançarem e se nutrirem de bebidas e alimentos saudáveis. A comemoração será também no Bosque da Ciência e a entrada é mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será entregue ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Virada Sustentável Manaus

Realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com a Virada Sustentável São Paulo, a Virada Sustentável Manaus é realizada há 5 anos consecutivos. Na última edição, mais de 15 mil pessoas participaram das atividades, promovidas gratuitamente para um público que vai do infantil à melhor idade.

A quinta edição da Virada Sustentável Manaus, via Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Uber Eats, Bemol e CMPC, copatrocínio da Liberty Seguros e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, possui colaboração da Whirlpool, Honda, Votorantim, Grupo Martins/IAMAR, World Animal Protection, Instituto Sabin, Shopping Manaus Via Norte, ARMOR Brasil, Local Hostel Manaus, Local Hostel Figueiredo, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Agência Oto e Up Comunicação Inteligente.

É uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal.