27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Acordo entre Sejusc e Defensoria garante atendimento jurídico às vítimas de violência em Itacoatiara

Além do atendimento psicológico e encaminhamentos dos casos aos órgãos de proteção, o município contará também com atendimento jurídico uma vez por semana, no anexo da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher

Com a proposta de otimizar o atendimento emergencial às vítimas de violência no interior do Estado, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), junto com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), oficializaram a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para o atendimento no Serviço de Apoio à Mulher, Criança e Idoso (Samic) – Casa de Maria, em Itacoatiara. A assinatura aconteceu nesta segunda-feira (09/09), na sede da DPE-AM.

O Samic de Itacoatiara, batizado com o nome de Casa de Maria, foi a primeira unidade de atendimento às vítimas de violência instalado no interior.

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a proposta é interiorizar o atendimento emergencial à vítimas de violência. Nos próximos anos, sete unidades do Samic devem ser inauguradas em diferentes municípios do Estado.

“Com esse projeto estamos cumprindo uma determinação do governador Wilson Lima de levar o serviço especializado para o interior. Acreditamos que todos merecem respeito e um atendimento humanizado, inclusive àquelas pessoas que moram em lugares mais distantes da capital”, destaca. “A parceria com diversas instituições, como a Defensoria e órgãos municipais, tem sido fundamental”.

Modelo – Para o defensor público geral em exercício, Antonio Cavalcante, a população é quem mais ganha com a parceria que deve ser replicada como modelo em outros municípios do Estado.

“Esse acordo formaliza a parceria exitosa que vem sendo desenvolvida com a Sejusc em várias ações na capital e interior. É um trabalho que demonstra a continuidade do compromisso com o atendimento e, principalmente, acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, que enfrentam um grau maior de dificuldade no interior. Temos certeza que a população só tem a ganhar com essa iniciativa que também fortalece a própria rede de assistência à mulher no estado”, destacou.

Sobre a parceria – Após firmado, o Acordo de Cooperação Técnica n°002/2019 garante atendimento jurídico uma vez por semana na unidade do Samic em Itacoatiara. Além disso, no local, são realizados diariamente os encaminhamentos aos órgãos de proteção e serviços psicológicos às vítimas.

O Samic está localizado estrategicamente no anexo da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher com o intuito de prestar o atendimento de caráter emergencial. Desde sua inauguração, os profissionais do lugar já atenderam 87 pessoas.

FOTO: Divulgação/Sejusc

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui