27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Adaf apresentará vídeos de orientação e fórum sobre febre aftosa durante a Expoagro Virtual

Orientações sobre a comercialização e uso de agrotóxicos, a prevenção à entrada da mosca-da-carambola no Amazonas e o serviço de inspeção de produtos de origem animal são temas dos três vídeos que a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apresentará durante a 42ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que será realizada de 28 a 30 de setembro, em formato totalmente virtual, devido à pandemia de Covid-19. A autarquia, que integra o Sistema Sepror, também promoverá durante o evento o 2º Fórum “Amazonas Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”.

A programação da Expoagro será transmitida pela TV Encontro das Águas, no canal 2.5, exclusivamente dedicado à feira. No dia 28, às 13h30, será apresentado o vídeo sobre a prevenção à entrada da mosca-da-carambola, com o gerente de Defesa Vegetal da Adaf, Luiz Fernando Silva. Em seguida, o fiscal agropecuário e engenheiro agrônomo, Michaell da Silva Santos, abordará o controle e a fiscalização de agrotóxicos no Amazonas. No dia 30, último dia de Expoagro, ao meio-dia, a conversa será sobre o serviço de inspeção sanitária de produtos de origem animal e como esse trabalho contribui para a saúde pública.

Também no dia 30, às 14h, a Adaf vai promover o 2º Fórum “Amazonas Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”, que vai abordar o impacto da Instrução Normativa nº 52 para o produtor amazonense.

“Essa instrução normativa foi assinada pela ministra Tereza Cristina em 11 de agosto e reconhece 13 municípios do estado como livres de febre aftosa sem vacinação, o que equivale a um rebanho de mais de 1 milhão de cabeças. É importante destacar que nesse fórum estaremos tratando das novas orientações e procedimentos que os produtores devem adotar na movimentação de animais para que possamos manter esse status sanitário e expandir o trabalho de tornar o Amazonas livre de febre aftosa sem vacinação como um todo”, destaca o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

Além do diretor-presidente, participarão da atividade o secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas, Muni Lourenço; e o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Amazonas, Guilherme Pessoa.

Os interessados devem se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeurAOW9z3_rlW-Bg41a7rHmLTKQVACPiuqFBqVaI3LkaKofQ/viewform. Os espectadores poderão interagir com os participantes enviando dúvidas e comentários pelo WhatsApp (92) 99332-7594.

Além dos vídeos e fóruns, a Adaf também vai atuar, durante a Expoagro, na inspeção dos animais comercializados nas propriedades de origem e de destino, observando o bem-estar animal, a emissão da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (GTA) e monitorando os exames e atestados zoossanitários, conforme as espécies.

Mais informações sobre os serviços e a programação completa da Expoagro Digital estão disponíveis no site www.expoagro.gov.br.

FOTO: Divulgação/Adaf

spot_img